Notícias

Itapema FM  | 27/11/2014 10h05min

Grupo de dança contemporânea Kaiowas estreia novo espetáculo em Florianópolis

O amor ordena os movimentos do corpo, que não necessiariamente se findam em uma unidade

Elke Siedler*  |  anexo@diario.com.br

Contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2013, da Fundação Catarinense de Cultura, o Kaiowas Grupo de Dança, de Florianópolis, dedicado à dança contemporânea, estreia novo espetáculo, AMAR, que tem como objetivo a investigação sobre as possibilidades do corpo operar a partir do sentimento do amor.

O diferencial da proposta em relação aos espetáculos anteriores é que a coreógrafa Karina Barbi estimulou cada integrante a conceber seus próprios movimentos. O quarteto de bailarinos desenvolveu modos particulares de organizar o corpo na cena. A estreia ocorrerrá amanhã e sábado no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital.

O investimento neste modo de compor dança, que privilegia um processo de criação compartilhada, gera uma feitura que não necessariamente se finda numa unidade, ou seja, numa organização de elementos e movimentos que são expostos em uníssono buscando uma homogeneidade. Traz-se a diferença para a cena, expondo distintos modos de operar e de pensar com a heterogenia dos corpos e as diferentes ideias que os bailarinos investigaram sobre o tema.

Essa estratégia de composição dramatúrgica é pertinente em relação à temática: a experiência de amar algo ou alguém é sempre um desafio enfrentado de distintas maneiras.

Dramaturgia em dança significa a construção de pertinências relacionadas à seleção dos materiais que compõem o espetáculo. Em AMAR, o grupo apostou na feitura de figurinos adequados à personalidade de cada participante. Houve ainda um investimento na trilha sonora, composta especialmente para o trabalho e assinada pelos pernambucanos Luciano Oliveira e Lula Queiroga: a diversidade de instrumentos musicais de cordas, numa relação com bases de percussão, aposta numa harmonia com arranjos diversificados.

A poesia é uma marca do espetáculo que se faz presente tanto na letra cantada, baseada na literatura de cordel, quanto em um painel de LED fixo no palco. Vale a pena conferir o trabalho do Kaiowas, que desde 1993 desenvolve com competência seus processos criativos.

*Pesquisadora em dança, diretora e bailarina da Siedler Cia de Dança

Agende-se
O quê:
Espetáculo AMAR, do grupo de dança Kaiowas
Quando: amanhã e sábado, às 21h
Onde: Teatro Ademir Rosa - CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), à venda no local
Informações: (48) 3664-2628

DIÁRIO CATARINENSE
Kaiowas Cia de Dança / Divulgação

Estratégia de composição dramatúrgica é pertinente em relação à experiência de amar
Foto:  Kaiowas Cia de Dança  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.