Notícias

Itapema FM  | 24/11/2014 08h56min

"Poemas do ABC", de Alcides Buss, é relançado com textos em novas versões

Obra é um clássico da literatura catarinense para crianças e completou 25 anos do primeiro lançamento

CRISTIANE CORDIOLI  |  cristiane.cordioli@diario.com.br

Se de um alfabeto fizemos deliciosas sopas de letrinhas, o livro Poemas do ABC, de Alcides Buss, se transforma em uma canja das boas já no primeiro verso, feito com a onipresente letra A. E depois vem um B bom de bola, o C de caracol e de letrinha em letrinha saboreamos poemas em uma realidade encantadora: pensados para gente pequena, mas perfeitos para lembrar aos adultos que, por exemplo, usando as pernas do N é possível se chegar às nuvens ou até se descobrir o amor, escondido por trás de vogais e consoantes em composições bem escritas. Aliás, o N, junto com o Q de Quero-quero, um dos pássaros preferidos do escritor, ganha uma nova versão exclusiva para o relançamento desse que é um clássico da literatura infantil.

LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra show histórico de Luiz Henrique Rosa feito em 1967 nos EUA
Anexo em Cartaz - Blog de cobertura de eventos culturais

Escrito há 25 anos e ganhador de prêmios, entre eles o de Revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte, o livro foi adotado pelo Programa Salas de Leitura do Ministério da Educação. E é fácil entender o porquê. Em construções delicadas, mas ao mesmo tempo criativas a alegres, as letras vão revelando os aspectos visuais, sonoros e semânticos e o exemplar se transforma em aliado do processo de iniciação à escrita e à leitura.

E foi a alfabetização dos três filhos que inspirou o escritor. Com os pequenos juntando as primeiras palavras, ele resolveu adentrar no misterioso e autêntico universo frequentado pelas crianças e traduzi-lo com poesia e arte.

As imagens da mais recente edição, lançada pela editora Cuca Fresca, de Florianópolis, são o tempero perfeito para um caldo de frases dos bons. Assinadas pela ilustradora catarinense nascida em Brusque, Márcia Cardeal — parceira do escritor em outro mimo para os olhos, o clássico Pomar de Palavras, já na 4ª edição — as figuras bem traçadas interagem com os poemas no sentido literal, fazendo a prática da leitura despertar, também, para o belo.

Saboreando da própria criação, é a vez de Alcides Buss escolher a letrinha preferida. Sem muito pensar, o escritor, poeta e editor revela que é o L, do poema Laços de Flores:

Você coloca um l
em for e eis
a flor
Você coloca um l
em aço e eis
o laço,
um laço de flor
pro seu amor!

A poesia do ABC, deAlcides Buss. Editora Cuca Fresca. 32 págs. R$ 25"

 

O exercício de escrever para as crianças exige uma certa habilidade, já que temos que nos transportar para um mundo diferente do universo dos adultos, onde vivemos. A autenticidade tem que estar em primeiro lugar. Os pequenos reconhecem isso. Além disso, é preciso um cuidado extra. As crianças costumam, durante a alfabetização, reescrever o que já está escrito, gerando um grande compromisso para os escritores. Alcides Buss

DIÁRIO CATARINENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.