Notícias

Itapema FM  | 19/11/2014 20h07min

As melhores opções para a sua dieta

Projeto Verão Saudável traz dicas para ajudar você na hora de escolher os alimentos

Celina Keppeler  |  celina.keppeler@horasc.com.br

Para aqueles que pretendem ter uma vida mais saudável é importante saber que algumas mudanças na rotina e alimentação são fundamentais. Alterações que auxiliam no emagrecimento e sem comprometer a sua saúde. A nutricionista Cristhiane Tozzo selecionou algumas dicas preciosas para que você comece hoje a ter uma vida mais leve. Que tal colocar isso em prática?

1 — Evite alimentos industrializados: bolachas, salgadinhos, salsichas, mortadelas, produtos enlatados e congelados são ricos em más gorduras, conservantes e corantes que prejudicam a sua saúde. Procure fazer suas compras primeiro na feira, que contém produtos frescos e menos processados, muitas vezes mais baratos.

Leia também:
>> Confira dicas básicas para mudar a alimentação
>> Dicas para dar o primeiro passo
>> Jornal Hora lança o desafio Projeto Verão Saudável

2 - Troque os alimentos refinados por alimentos integrais: Além de preferir frutas e verduras, trocar as farinhas brancas, os pães, arroz e massas que a família consome por produtos integrais contribuem muito para a boa forma. Comece trocando o arroz branco por integral (ou adicione uma xícara de integral para uma xícara de arroz branco). Pães devem ser predominantemente feitos de farinha integral, não consuma todos os dias, alterne com o preparo de tapiocas ou preparações a base de aveia.

3 — Aumente o consumo de alimentos ricos em água: Além da água e água de coco, alimentos ricos em água são mais leves e com menos calorias, contribuindo para o processo de emagrecimento. Consuma diariamente alimentos como melancia, melão, alface, pepino, abacaxi, aipo e lima da pérsia, esses dois últimos ainda contribuem para diminuir a retenção hídrica e diminuem o inchaço.

4 - Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes: São calorias vazias e sobrecarregam o fígado, que precisa fazer um trabalho dobrado pra dar conta desse prejuízo. Prefira ingerir águas aromatizadas, sucos e chás gelados feitos em casa.

5 — Diminua o consumo de sal: consumo excessivo de sal aumenta nossa pressão arterial, retém líquidos e prejudica muito o funcionamento das nossas células. Para ficar longe deste vilão somente diminuir o sal do saleiro não é suficiente. É necessário diminuir o consumo de industrializados específicos, como carnes e queijos muito salgados; evite também temperos prontos, abuse de temperos naturais como ervas frescas, azeite de oliva, pimentas, alho e limão para dar sabor aos seus pratos.

O segredo é simples: você deve cozinhar tudo sem sal, temperar bem com temperos naturais como ervas frescas, finalizar com azeite de oliva e provar ao final. Adicione o sal somente nesse momento para corrigir o sabor, essa dica diminui muito a adição de sal em excesso.

RECEITA DE SAL DE ERVAS:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de orégano seco

2 colheres de sopa de manjericão seco

2 colheres de sopa de alecrim seco

2 colheres de sopa de salsinha seca

2 colheres de sopa de gergelim tostado

1 colher de sopa de sal marinho ou sal grosso

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e guarde em uma embalagem de vidro.

6 — Adote o hábito de ingerir um suco verde ao acordar: os sucos com essa cor desintoxicantes, estimulantes e digestivos. Tudo que precisamos para começar o dia com saúde e bem-estar! Inclua folhas como couve manteiga, salsinha, rúcula, agrião, aipo ou erva doce em ramos (o famoso funcho).

Foto:Diego Vara/Divulgação

SUCO ANTICELULITE

Ingredientes:

1/2 xícara de frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora, framboesas, açaí — podem ser polpas)

1 fatia de melancia + Suco de 1 limão espremido ao final da preparação.

Indicação: 1 copo de suco ao dia no lanche da manhã ou tarde.

 

Foto:Arivaldo Chaves/Divulgação

Pães... como escolher?

Você sabe qual pão escolher no meio de tantas opções no supermercado?

Selecionamos aqui dicas que são preciosas na hora da escolha. Vamos às regras?

1 – Vá direto para a prateleira de PÃES INTEGRAIS ou especiais. Os pães brancos não cabem em uma dieta saudável e ainda aumentam a sua fome.

2 – Observe os ingredientes: se um pão é integral, o primeiro ingrediente deve ser sempre farinha integral (é o que está em maior quantidade na composição). De preferência, deve ser a única farinha e conter mais fibras, como aveia ou inulina. Se começar com farinha enriquecida com ácido fólico e ferro será um pão mais refinado do que com fibras.

3 – Identifique suas alergias ou intolerâncias: observar os alimentos que podem não te fazer bem, como soja e ovos, aqui cabe a individualidade de cada um. Presença de açúcar é desnecessária, se estiver deve ser nos últimos ingredientes.

4 – Informações nutricionais: não foque na caloria, vá direto a quantidade de gorduras e sódio. As gorduras devem ser em sua maior parte poli e monoinsaturadas (gorduras do bem) e conter menos saturada. Já o sódio observe a porcentagem que contribui para recomendação diária, deve ser menor que 10%, quanto menor essa porcentagem na porção melhor.

5 – Pães especiais como os sem glúten ou sem lactose devem ser consumidos por quem tem intolerâncias ou alergias. Parar de comer o pão integral e começar a comer todos os dias pão sem glúten não é uma boa estratégia nem para emagrecimento e nem para saúde. Muitos desses pães são altamente industrializados e alguns de alto índice glicêmico, observe que muitos têm soja na composição.

6 – QUANTO MENOS INGREDIENTES MELHOR! Regra ouro para tudo que vem embalado. O ideal é que você faça um rodízio na sua alimentação e não consuma pães todos os dias (que tal trocar por panquecas, tapiocas, frutas e tubérculos?)

Para as crianças se manterem saudáveis são necessários os mesmos cuidados, mas sem tanta rigidez. Por exemplo, se o seu filho gosta de bisnaguinha, você verá que a integral, mesmo tendo mais farinha refinada, terá um pouco de fibras, use um recheio criativo com nutrientes e adicione fibras nela, como pastinhas coloridas de cenoura ou beterraba.

Bom senso sempre...Alimentação saudável é o contexto do cardápio e não alimentos isolados!

HORA DE SANTA CATARINA
Robinson Estrásulas / Agencia RBS

O excesso de sódio é um dos grandes vilões do emagrecimento
Foto:  Robinson Estrásulas  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.