Notícias

Itapema FM  | 13/11/2014 06h03min

Leandro Maia lança disco em parceria com André Mehmari em Porto Alegre

Show de lançamento é nesta quinta-feira no Salão de Atos da UFRGS

Juarez Fonseca*  |  juafons@gmail.com

Quando Leandro Maia lançou o primeiro disco, Palavreio, em 2008, ganhando com ele o Prêmio Açorianos de revelação, foi se formando em torno dele uma corrente de atenção: era um cantor-compositor que surgia com um trabalho sofisticado e vigoroso. Seis anos depois, reaparece com Suíte Maria Bonita e Outras Veredas (Funarte/Estúdio Monteverdi, distribuição Tratore), feito basicamente de parcerias com André Mehmari, que tem show de lançamento nesta quinta-feira (13/11), às 21h, no Salão de Atos da UFRGS.

O salto de qualidade que Leandro deu nesse tempo é notável, situando-o já entre os mais destacados novos autores da música brasileira. Mehmari, para muitos hoje o principal pianista do país, também um grande compositor, tem boa participação nisso. Mas o relevante é que eles se encontraram em um nível alto, completando-se – Leandro recebendo de Mehmari a parte musical e chegando às ideias e palavras certas para se tornarem uma coisa só.

Recheado de referências da cultura brasileira, o álbum é um desafio ao conhecimento do ouvinte. Com cinco movimentos ao longo de 10 minutos, Suíte Maria Bonita, faixa de abertura, revê com sensibilidade esta personagem mítica do cangaço e do Nordeste. Também há muito de Minas Gerais, pois o mundo de Guimarães Rosa é outra marca do trabalho, assim como a estética do Clube da Esquina. Entre os personagens de História de Nós Dois, parceria com Marcelo Delacroix, estão Dom Quixote e Dulcineia, Riobaldo e Diadorim, Capitão Rodrigo e Ana Terra.

As surpresas se sucedem na fantástica (sentido lato) Eu-nuvem, com Vitor Ramil, que vê “Carlitos de gás” e “Torreões Rocinantes”; em Valsa Russa (que melodia!, que letra!); em Waterfall e a impressionante interpretação da portuguesa Maria João; na delicada Passarim Miguelin (parceria com Thiago Colombo); na melancólica Tema para Molly Bloom; na caymminiana Sal Saudade. Há traços de Gnattali aqui, de Stravinski ali, nesta “Nova Canção Brasileira de Câmara” proposta pelo gaúcho e o fluminense/paulista que se conheceram em 2009 e se tornaram grandes amigos. Mehmari é um músico sem fronteiras, Leandro formou-se em Música, fez mestrado em Literatura e leciona na UFPel.

* Jornalista, crítico musical e colunista de ZH

SUÍTE MARIA BONITA E OUTRAS VEREDAS
Show
de lançamento do disco de Leandro Maia, em parceria com André Mehmari. 
Nesta quinta-feira (13/11), às 21h.
Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110).
Ingressos a R$ 20, antecipados na Palavraria (Vasco da Gama, 165) e na Casa Rima (Cabral, 165). Entrada franca para a comunidade universitária mediante retirada de senhas no local das 9h às 18h.

Estúdio Monteverdi / Divulgação

Mehmari e Maia: a grande amizade resultou no álbum "Suíte para Maria Bonita e Outras Veredas"
Foto:  Estúdio Monteverdi  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.