Itapema FM | 10/11/2014 18h43min
"Bota na geladeira para não estragar". A máxima materna reproduzida geração após geração condicionou nosso comportamento no que se refere ao armazenamento de alimentos. Entretanto, a afirmação não é válida para todos os tipos de alimentos.
– Muitos alimentos devem ser armazenados em temperatura ambiente, pois a refrigeração acelera a decomposição. Em alguns casos, o frio interrompe o processo de amadurecimento – afirma a nutricionista Olívia Reis.
10 coisas que você precisa saber quando vai morar sozinho... mas que é só procurar no YouTube
Confira a lista:
Tomate
Um erro que a maioria de nós comete é colocá-lo na geladeira. O tomate é um fruto e isso faz com que ele não responda bem ao frio. A refrigeração faz com que ele se deteriore mais rapidamente e perca o seu sabor natural. Devem ser colocados de cabeça para baixo numa fruteira ou cesta.
Mel
É um alimento natural que praticamente não estraga se acondicionado em local arejado. Na geladeira, ele engrossa e cristaliza.
Manjericão
O aromático tempero gosta de ambientes e não deve ir à geladeira. A maneira correta de armazenamento é cortar seus galhos em diagonal e conservá-los em um copo com água (troque a cada dia ou dois), longe do sol, envolvendo-os em um plástico para mantê-los úmidos.
Pão
O pão fatiado resseca mais rápido em ambiente gelado. O recomendado é consumi-lo em até quatro dias. Se quiser armazenar o alimento que não será comido imediatamente, o ideal é congelá-lo.
Cebolas
Se armazenadas na geladeira, as cebolas apodrecerão mais rápido. O alimento deve ser mantido num ambiente fresco, seco e escuro. Se forem descascadas e cortadas, podem ser colocadas na geladeira dentro de um recipiente fechado.
Azeite e óleos
Óleos ou azeites não precisam ser guardados em ambiente refrigerado pois eles ficam espessos, turvos e com aspecto amanteigado. O recomendado é armazená-los em local fresco e ambientes escuros.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.