Notícias

Itapema FM  | 31/10/2014 10h01min

De astro do gueto a rival de Guetta

DJ escocês Calvin Harris lança Motion, seu quarto álbum de estúdio

Atualizada às 12h09min Emerson Gasperin  |  emersongster@gmail.com

Na música que abre seu novo disco, Calvin Harris canta que precisa de um pouco de fé. O ouvinte também. Para acreditar que Motion, o quarto lançamento do escocês, não vai ficar só naquela dance music farofa. "É pedir demais?", continua a letra. Considerando que foi a rendição aos piores clichês do gênero que o transformou no DJ mais bem pago do mundo nos últimos dois anos, a resposta é afirmativa. Mas, sabendo do que ele é capaz, um rotundo "não" - o que deixa tudo mais lamentável.



Harris apareceu em 2007 botando banca. Batizou sua estreia com I Created Disco e se garantia com baixões gordos, batidas quentes e falsetes afetados, como em Merrymaking at My Place. Nos dois lançamentos seguintes, quanta diferença: movido pela eletrônica engomadinha de Feel So Close, o álbum 18 Months (2012) emplacou nove singles entre os TOP 10 da parada inglesa, superando o recorde de Michael Jackson. Milionário antes de completar 30 anos, o cara que era um segredo do gueto havia se tornado concorrente de (David) Guetta.

Confira o vídeo de Open Wide



Como aquele amigo que depois que ganhou dinheiro revelou-se outra pessoa, Harris mudou de hábitos, gostos & companhias. A pressão de Slow Acid e a vibração das garotas do Haim em Pray to God são exceções, quase concessões a um passado alternativo que parece não lhe despertar a menor saudade. Hoje, sua turma é a mesma de Rihanna (com quem já gravou), Big Sean e Gwen Stefani (que participam de Motion). Se era com isso que ele sonhava, beleza. Comovida pela preferência, a moçada dos beach clubs agradece


Confira o vídeo de Merrymaking at My Place



:: Leia outras colunas de Emerson Gasperin publicadas no Anexo

Acima do bem e do mal



A inquietação artística e o reconhecimento tardio conferiram a Tom Zé uma certa aura de "intocável". É nessa condição que o baiano chega a mais um disco, Vira Lata na Via Láctea, no qual reúne velhos amigos (Milton Nascimento), ex-desafetos (Caetano Veloso) e novas descobertas (Criolo, O Terno). O repertório vai da gaiatice evidente de Papa Perdoa Tom Zé e Banca de Jornal à falsa ingenuidade de A Boca da Cabeça. Vindas de outro artista, poderiam soar meio ridículas. Pela boca de um senhor de 78 anos, são um atestado de vitalidade.

Confira o vídeo de Banca de Jornal



Chora, Armandinho

Foi confirmado o que muitos já esperavam: Santa Catarina não terá Planeta Atlântida em 2015. O festival sempre refletiu o mainstream da música nacional. Como este custa para se renovar e, quando o faz, é com artistas cada vez mais duvidosos com sucesso cada vez menos duradouro, a "maior festa do verão catarinense" acusou o golpe. Do jeito que estava, não dava para continuar. Era testar outro formato ou acabar. Acabou.

ANEXO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.