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Itapema FM  | 22/10/2014 13h46min

Decathlon chega a Joinville e planeja nova expansão em Santa Catarina

Cidade foi escolhida pelo dinamismo da economia, por ser um polo industrial importante e pela diversidade do comércio e da prestação de serviço

Claudio Loetz  |  claudio.loetz@an.com.br

Entrar na primeira loja de produtos de materiais esportivos da Decatlhon, em Joinville, com 2.100 m² de área construída, é uma contemplação visual e sensorial de centenas de itens multicoloridos, em prateleiras distribuídas pelos corredores.

Neste ambiente, e depois numa sala pequena, o presidente da companhia Oxylane Brasil - Decathlon -, Dominique Thomas, falou durante 55 minutos, na última quarta-feira, sobre negócios, valores empresariais e expectativas.

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— A Decatlhon chegou a Joinville porque entendemos que os mercados de São Paulo e de Santa Catarina são prioritários para o processo de expansão do grupo francês no País. A escolha por construir loja em Joinville tem uma explicação simples: o dinamismo da economia local, polo industrial importante e cidade com diversificada atividade comercial e de prestação de serviços — diz.
 
Ele revela que Blumenau e Balneário Camboriú estão na mira do grupo.

O esporte predileto do executivo é andar de bicicleta. A Decathlon foi fundada em 1976 na França. Está no Brasil desde 2001.

Internet

— A filial de Joinville será a primeira a oferecer a possibilidade de o cliente comprar pela internet, em computadores na loja, e retirar o produto na mesma hora, no local.

O mercado

— Nossa proposta é atender necessidades de um público motivado e interessado em se beneficiar de tudo o que oferecemos. Destacamos o significado de estarmos atuantes nos mercados de saúde, bem-estar, convivência, competição.

— Estes fatores compõem nossa gama de produtos envolvendo 55 modalidades esportivas diferentes. Este mercado não tem limites. Viemos para cá para aumentar este mercado. Cada vez que a Decathlon abre uma nova loja, o mercado vai crescer.

O consumidor

— O consumidor tem perfil amplo - desde o bebê de três meses até quem tem mais de 70 anos de idade. Apesar da amplitude, os jovens, com mais de 20 anos, são clientes naturais. Os produtos mais procurados são bolas, bicicletas e camisetas respirantes. A rede tem 20 marcas exclusivas.

Ampliação

— No País, o grupo varejista tem 16 lojas espalhadas por diferentes estados. Queremos crescer mais. Em Santa Catarina, hoje, temos uma loja em Florianópolis e esta, inaugurada nesta semana, em Joinville. Abrir outras no Estado exige mais tempo. Balneário Camboriú e Blumenau são os alvos para 2016. Nosso planejamento é ter mais 80 lojas no prazo de dez anos no País.

Parcerias

— Ter fornecedores parceiros de negócios de longo prazo é importante. Não é só baixar preço, mas, sim, melhorar nossos processos internos e fluxos de logística e de tecnologia. Isso tudo garante maior eficiência. Este é o nosso objetivo, sempre. A Decatlhon não olha para o curto prazo. O alvo é conquistar desempenho pensando na sustentabilidade como valor empresarial.

Produção nacional

— A rede produz aproximadamente 45 mil artigos, dos quais 20% já são fabricados no Brasil. A ideia é que, até 2016, esse número aumente para 30%. A meta é que, em 2018, 50% do total de mercadorias vendidas sejam produzidas no Brasil. Este crescimento se dará proporcionalmente à abertura de lojas. Somos uma companhia verticalizada. Criamos produtos e temos domínio da cadeia produtiva. Temos fornecedores de produtos têxteis em Blumenau.

Desejos

— Vamos ajudar os clientes a se tornarem mais saudáveis. Queremos satisfazê-los por meio de percepção do que olham, tocam, experimentam. Isso é bem mais do que só vender um produto a preço baixo.

Funcionários

— O grupo tem 1,2 mil funcionários no Brasil. A loja de Joinville emprega 35. Eles têm de ser apaixonados por esportes. E praticar esportes.

Ticket

— Nós tornamos a prática dos esportes acessível. O ticket médio não exige pagamento parcelado. Por isso, a inadimplência - atraso no pagamento - não preocupa. De modo geral, só esteiras e bicicletas têm preços que sugerem a possibilidade de pagamento em parcelas.

2015

O ano de 2014 foi um ano interessante para nós. 2015 vejo de forma positiva. Nosso desafio é aumentar a eficiência e melhorar os processos. A solução está dentro da empresa. Já passamos por várias crises no Brasil. Cada pessoa e cada empresa tem a responsabilidade de participar do desenvolvimento.

A NOTÍCIA
Salmo Duarte / Agencia RBS

Thomas: filial de Jolinville oferece opção de compra pelo computador da loja
Foto:  Salmo Duarte  /  Agencia RBS


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