Notícias

Itapema FM  | 15/10/2014 14h51min

Centro Integrado de Cultura em Florianópolis voltará a ter café e bar

Lembrando os bons tempos do saudoso Café Matisse, novo café do CIC começa a funcionar em até dois meses

Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

No prazo de até 60 dias o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, voltará a ter um café, que muito mais que local para comer e beber simboliza espaço de convivência e integração. Não será nos moldes do extinto Café Matisse, por enquanto. A empresa Celeste Alimentos Eireli, única concorrente, venceu a licitação pública e assinou na última terça o contrato de concessão de uso. O acordo prevê café, bomboniere e café-bar. O primeiro a ser executado é o café aos moldes de confeitaria, numa área de 100 m² localizada no hall de entrada da instituição ao lado da rampa de acesso ao Teatro Ademir Rosa.

LEIA TAMBÉM
Agenda cultural da Grande Florianópolis

Falta um mês para o Dream Valley Festival 2014

O bar-café, como era o Matisse, ainda não tem data ou estrutura definida porque deve estar em consonância com a reforma da ala norte do prédio, ainda não concluída. A bomboniere também não tem local definido, mas a ideia é seja instalada no hall do Teatro Ademir Rosa, no andar superior.

::Conte sua história sobre o Café Matisse.

— Estamos pensando numa estrutura de confeitaria, um local charmoso para se encontrar — comenta o chef de cozinha Charlles Becker, um dos sócios da Celeste Alimentos.

A empresa é proprietária do Versá Gastronomia, restaurante localizado no shopping Max & Flora, bairro Trindade, e tem outro restaurante em construção no Sapiens Park, Norte da Ilha. Este será o primeiro café da Celeste, que também já trabalha com eventos.

Em até 30 dias a Celeste apresenta projeto de layout, construção e design e tem mais 30 dias para execução da obra e início da operação dos trabalhos. O projeto arquitetônico está sendo executado pelo Ateliê de Arquitetura. O contrato prevê a cessão de 10 anos podendo ser prorrogada.

O conceito do café combina o “serviço do Café Cultura com a vitrine da Chuvisco”, como descreveu um dos sócios. Valores ainda não foram definidos, mas devem seguir a linha do restaurante Versá, cujo preço reflete a qualidade dos alimentos.

De acordo com a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin, o edital previa como menor oferta de aluguel o valor de R$ 2.720,10, estipulado pela Bescor, corretora oficial do Estado, com base na metragem disponibilizada. A empresa vencedora ofereceu R$ 2.901,44 em pregão presencial aberto a qualquer pessoa ou empresa do Brasil. A concorrência foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de setembro. O pregão ocorreu no dia 3 de outubro de 2014, sob o número 2037/2014.

PONTO DE ENCONTRO E BATE PAPO

Fechado desde 2009 quando o CIC teve as principais atividades interrompidas para a reforma que ainda não foi totalmente concluída, o Café Matisse tinha um papel de reunir e ser ponto de encontro das pessoas, além de promover grandes encontros entre público e artistas. O bar foi inaugurado em 1994 e o nome Café Matisse veio depois. Nos anos 1990 ficou famoso por shows de rock e nos anos 2000 viveu sua “era de ouro”, com espaço para exposições de arte, apresentações de dança e música.

Em setembro do ano passado um projeto para o novo Café Matisse chegou a ser feito: teria 175 m² próximo ao jardim, numa área prevista próxima ao espaço Lindolf Bell. O projeto foi apresentado ao ex-secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Beto Martins, que prometeu aprovar antes de sua saída no dia 30 de setembro de 2013, o que não ocorreu.

DIÁRIO CATARINENSE
Daniel Conzi / Agencia RBS

CIC não tinha um café desde o fechamento para reforma em 2009
Foto:  Daniel Conzi  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.