Notícias

Itapema FM  | 14/10/2014 09h20min

Projeto traz grande companhia profissional de balé para Joinville

Apresentação da Companhia Brasileira de Ballet será nesta terça, no Teatro Juarez Machado

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Joinville, sede de um grande festival de dança em julho, está longe de ser o destino dos amantes da arte do movimento nos outros 11 meses do ano. Com exceção das apresentações de grupos locais, são poucas as companhias profissionais do país que incluem a cidade no roteiro de suas turnês, o que sempre preocupou o produtor cultural Darling Quadros. O incômodo se transformou em desafio em 2010, quando ele deu o pontapé no Projeto Aplausos, novamente em cena nesta terça com a Companhia Brasileira de Ballet, do Rio de Janeiro.

Desde então, o idealizador conseguiu, a partir de editais municipais de apoio à cultura, levar para a cidade pelo menos uma iniciativa voltada à dança – sejam espetáculos de grupos profissionais ou exposições de caráter didático – por ano.

– O custo de trazer uma companhia de grande porte é alto. Não dá para arriscar sem patrocínio, o que acaba desmotivando produtores. Por isso a escassez de apresentações – justifica Quadros, que acrescenta a falta de teatros que comportem grandes produções à lista de dificuldades (o palco do Teatro Juarez Machado é pequeno, enquanto o do Centreventos é grande demais para comportar apenas o público local).

Com direção de Jorge Teixeira, a Companhia Brasileira de Ballet desembarca com 14 bailarinos – praticamente todo o elenco do grupo – para apresentar uma seleção de grand pas de deux pinçados de balés clássicos de repertório.

Entre os integrantes estão Mozart Mizuyama, Gustavo Carvalho e Yasmin Lomondo, finalistas da edição deste ano do concurso International Ballet Competition Jackson Mississippi, nos Estados Unidos, um dos mais importantes do mundo. A companhia também esteve recentemente na Argentina como convidada do Festival de Dança de Córdoba.

O grupo carioca participou da primeira edição do Projeto Aplausos, em 2011, ao lado de representantes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do Teatro Guaíra, de Curitiba, quando foi realizada uma noite de repertório, neoclássico e contemporâneo.

Quadros ingressou na área aos 16 anos, na Casa da Cultura. Ele foi voluntário do Festival de Dança de Joinville e acabou buscando profissionalização em Portugal. Desde 2010 dedica-se exclusivamente aos bastidores. No currículo tem a produção da exposição comemorativa aos 35 anos de carreira de Ana Botafogo e a mostra Joias do Ballet Brasileiro, que homenageia sete grandes bailarinas do país.

O quê: espetáculo Seleção de Clássicos, com a Companhia Brasileira de Ballet
Quando: terça-feira, às 20h30
Onde: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315, América, Joinville)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Ingressos à venda em ticketcenter.com.br e na loja Lupo (Shopping Mueller)

A NOTÍCIA
Richard Finkelstein / Divulgação

Gustavo Carvalho e Yasmin Lomondo em "O Quebra Nozes"
Foto:  Richard Finkelstein  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

09/10/2014 06h03min
Projeto Aplausos apresenta o melhor do repertório em Joinville
24/06/2014 20h01min
Bailarinos da Cia Brasileira de Ballet vão se apresentar em Joinville
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.