Notícias

Itapema FM  | 09/10/2014 15h27min

Peça em cartaz na Capital é encenada simultaneamente em três países

Texto escrito por Marco Antonio de La Parra fala sobre as dificuldades de comunicação

Atualizada em 10/10/2014 às 13h50min Layse Ventura  |  layse.ventura@diario.com.br

Só depois que se compra o ingresso, sabe-se onde será a peça de teatro Odiseo.com. Os espectadores, restritos a 15 por sessão, recebem um e-mail com o endereço e as orientações sobre o local da apresentação. Trata-se da sala de um apartamento em Florianópolis com cadeiras para acomodar o público.

Leia também:
Livros são boa opção para presentar os pequenos no Dia das Crianças
Projeto Aplausos apresenta o melhor do repertório em Joinville

Na residência, que transita entre o real e a própria representação, mora Elisa, interpretada por Milena Moraes, atriz que ficou conhecida pelo espetáculo Kassandra, encenado em locais não convencionais. Ela passeia pelo espaço e, mesmo que os espectadores não possam vê-la, escutam-na se mover pelos cômodos, tomando água ou usando o banheiro.

Essa realidade palpável logo é agitada pela relação virtual com Ulises, um executivo argentino casado e bem-sucedido que não quer voltar para casa em Santiago, no Chile. O personagem vivido por Juan Lepore está em Buenos Aires e conversa com a amante por Skype, WhatsApp, Twitter e Facebook. Os espectadores testemunham os diálogos em uma televisão na sala de Elisa.

Na capital argentina, a plateia acompanha a trama no teatro, de maneira invertida: é ela quem aparece na TV disposta no palco, em um cenário que reproduz um quarto de hotel. Existe ainda um terceiro espaço, variável, que é escolhido e montado com base nas possibilidades da atriz Amalia Kassai – que vive Laura, a mulher do protagonista, e atualmente está em Berlim, na Alemanha.

O que ajudou na complexa elaboração do espetáculo foi o fato de os atores não se conhecerem, fazendo todos os ensaios virtualmente. Nesse sentido, os papeis foram construídos simultaneamente à criação das cenas e das relações virtuais entre eles.

Mostrar e esconder

O texto do psicanalista chileno Marco Antonio de La Parra é interpretado basicamente em espanhol, com algumas partes em português. Quem não tem conhecimento de alguma das línguas consegue acompanhar a trama graças à clareza das intenções e ações dos personagens.

O detalhe dos idiomas reforça a reflexão sobre a comunicação nos dias atuais: até que ponto a internet aproxima as pessoas ou facilita o contato com o que há de mais verdadeiro no outro?

— A maior dificuldade do projeto tem a ver com construir a intensidade quando se está mediado pela conexão virtual. O trabalho dos atores em cada lugar teve de buscar elementos para que dar intensidade ao público que compartilha a cena e para outro que está em outro país - explica o diretor André Luiz Carreira.

Segundo Milena, a interferência audiovisual também exige dos atores uma edição:

— A plateia de Buenos Aires vai ver o que quero que ela veja de fato. Não estou na frente da câmera o tempo inteiro. Temos de trabalhar com o que se mostra e o que se esconde. Posso estar falando com o Juan, mas fazendo uma coisa completamente diferente. O público daqui sabe, mas o de lá, não.

Agende-se

O quê: espetáculo Odiseo.com, com os atores Milena Moraes (da Cia La Vaca, de Florianópolis), Juan Lepore (do grupo Celtic, de Buenos Aires) e Amalia Kassai
Quando: todos os domingos de outubro, às 20h30min
Onde: o endereço do apartamento, em Florianópolis, será informado por e-mail após a compra do ingresso
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada), à venda no nosvamos.com.br
Informações: facebook.com/odiseopuntocom

DIÁRIO CATARINENSE
Otten Severonoe / Divulgação

'Odiseo.com' é encenado para plateia e também transmitido pela internet
Foto:  Otten Severonoe  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.