Notícias

Itapema FM  | 09/10/2014 10h02min

Grafiteiros realizam criação coletiva em muro na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição

Nesta coluna semanal equipe do Anexo comenta temas em pauta na área cultural de Florianópolis

Atualizada às 14h10min Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

Por Aqui é uma coluna semanal sobre a produção artística da Grande Florianópolis. Microjornalismo para difundir, refletir e debater temas em pauta na área cultural.

Não tem paisagem, mas tem grafite

Se a Lagoa da Conceição está escondida por causa das muitas construções no bairro, seis grafiteiros de Florianópolis se uniram para suavizar o impacto visual da urbanização. No último domingo Dogz, Osono, Altus Baita, Alma Set3, Gron e Duz Araçá começaram uma criação coletiva no muro localizado no começo da Avenida das Rendeiras. Uma parede que já nem era percebida pelas pessoas e que cobre a paisagem da lagoa. A obra ainda não está pronta, mas já mudou o astral do lugar. Tradicionalmente a região é território de artistas urbanos - seus muros, paredes e até caixas de luz são um museu a céu aberto.

LEIA TAMBÉM
Atores de SC participam de festival de palhaços em campos de refugiados
Confira agenda cultural da Grande Florianópolis no Guia + DC

Arte e urbanidade

A cultura urbana vem fazendo o mesmo movimento que o samba fez no passado - o de sair da marginalidade para cair no gosto popular. Na Grande Florianópolis é uma expressão volumosa, especialmente na dança. Tanto é que na próxima semana São José realiza seu primeiro Festival de Culturas Urbanas, evento específico sobre todas as manifestações artísticas em torno do hip hop e da grafitagem. Vai ter prêmio para a disputa das batalhas de dança. A programação é toda gratuita, inclusive os workshops. O encontro ocorre de 17 a 19 de outubro, no Centro Multiuso.

Romeu e Julieta em palhacês

O clássico de Shakespeare Romeu e Julieta volta aos palcos e, desta vez, em palhacês. Na curiosa adaptação do grupo Elefants Núcleo de Arte, o drama dos amantes é contado em versão clown, proposta inovadora de dialogar com público de todas as idades. São usados fragmentos literais do texto original, mas boa parte da peça dispensa palavras e é trazida à cena com elementos visuais. Esta é a segunda homenagem de um grupo catarinense aos 450 anos de nascimento do dramaturgo inglês. Em maio, a Persona Cia de Teatro fez uma bela montagem de Otelo. Romeu e Julieta - Shakespeare para Todos estreia neste domingo, no Teatro Pedro Ivo. Uma boa pedida para o Dia das Crianças.



Linguagem comum a todos

Novo espetáculo de Luiz Canoa é para mergulhar nos limites do próprio ser. No solo Verbi, o Idioma do Caos, ele conecta dança, música e teatro numa abordagem complexa e contemporânea que desconstrói noções de gênero, nações, fronteiras. Com direção de Marisa Naspolini, a peça explora a trajetória humana arquetípica, buscando equivalências entre o indivíduo e a trajetória humana no planeta. A estreia será neste fim de semana no Teatro da Ubro, mas em novembro tem mais.

Colunas anteriores
Artista visual alemã Pauline Zenk expõe em Florianópolis
Casa das Máquinas tem boa programação cultural na Lagoa da Conceição

DIÁRIO CATARINENSE
Marco Favero / Agencia RBS

Obra criada pelos artistas Dogz, Osono, Altus Baita, Alma Set3, Gron e Duz Araçá mudou o astral do lugar
Foto:  Marco Favero  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.