Notícias

Itapema FM  | 01/10/2014 19h19min

Publicação da biografia gay de Lampião é autorizada pela Justiça

Neta do cangaceiro irá recorrer da decisão para impedir lançamento da obra

Finalmente foi liberada a publicação e venda da biografia gay de Lampião, O Mata Sete. A obra, escrita pelo juiz aposentado Pedro de Morais, estava proibida pela Justiça há três anos, tempo em que o processo movido por Vera Ferreira, neta do cangaceiro, correu, segundo o site da revista Veja.

Leia também:
>> Livro "A Culpa é das Estrelas", de John Green, é banido de escola
>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe liberou a comercialização da biografia com a seguinte justificativa:

— Não é demais repetir que, se a autora da ação sentiu-se ofendida com o conteúdo do livro, pode-se valer dos meios legais cabíveis. Porém, querer impedir o direito de livre expressão do autor da obra, no caso concreto, caracterizaria patente medida de censura, vedada por nossa Constituinte — afirmou o desembargador Cezário Siqueira Neto, relator do processo.

Ainda de acordo com informações do site, a neta de Virgulino Ferreira entrou com duas ações na Justiça, um por danos morais e outra impedindo o lançamento do livro, em outubro de 2012. Ela queria R$ 2 milhões de indenização. Pedro Morais comercializou o livro na 2ª Bienal de Salvador, em novembro de 2011.

O advogado de Vera, Wilson Winne de Oliva, irá recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal. Ele alega que o livro trata da intimidade de uma família, não da história.

A obra de Morais tem 306 páginas e ainda não tem data para ser lançada. O autor já tem 10 mil exemplares encomendados.

Foto: Reprodução

HORA DE SANTA CATARINA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.