Notícias

Itapema FM  | 29/09/2014 06h47min

Documentário acompanha três bailarinos antes e durante o Festival de Dança de Joinville

"Passos para a Luz" será exibido nesta terça, no Auditório da Univille, e dia 3 de outubro, na Casa Iririu

O sorriso do bailarino trazido ao palco diante dos aplausos esconde muito suor. Por trás da apresentação que chega pronta aos olhos do público estão horas de ensaios, movimentos repetidos à exaustão, dores, frustração e alívio. Esses sentimentos e esforços chamaram a atenção do diretor da Camera1, Rafael Uber, de Joinville, que como tantos outros de fora da área desconhecia o percurso de bailarinos em busca de uma vaga no Festival de Dança de Joinville.

A curiosidade evoluiu para a proposta do documentário curta-metragem Passos para a Luz, com três bailarinos catarinenses representantes de diferentes estilos. Foram três meses de acompanhamento da rotina de Thiago Moreira, Bianca Espindula e Pâmela Nunes, com produção patrocinada pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec).

:: Leia mais notícias de cultura e variedades ::

– O joinvilense está acostumado à movimentação do Festival, mas pouco sabe sobre as dificuldades que os protagonistas enfrentam para estarem lá – argumenta o diretor.

O registro seguiu os três personagens na montagem de coreografias, nos ensaios, na seletiva presencial para o Festival de Dança e na grande noite em que dois deles subiram ao palco do Centreventos Cau Hansen. Thiago e Pâmela representaram o grupo Maniacs Crew, que saiu vitorioso nas danças urbanas pelo segundo ano consecutivo. Já Bianca, representante da Escola Municipal de Ballet, precisou desistir das apresentações na reta final, após sofrer uma fratura.

– Percebemos neste documentário que os anseios das pessoas são universais. Para mim não foi só um aprendizado técnico, mas de vida – avalia Rafael, que já integrou a equipe de outros dois documentários, o Um Dia na Escola, retrato da realidade de uma escola na zona rural de Joinville, e o Nove Ondas, sobre empresários que surfam.

A narrativa é conduzida ora pelo olhar do diretor, ora pelos próprios bailarinos, que munidos de câmeras registraram seus cotidianos.



– Após assistir, vi imagens que nem imaginava que haviam sido feitas. O resultado também foi uma surpresa para mim – comenta Thiago (foto acima).

Depois das três exibições de estreia de Passos para a Luz – a primeira ocorreu na semana passada, com apresentações de dança no Teatro Juarez Machado –, a equipe pretende inscrevê-lo em festivais e mostras de cinema e vídeo. Cópias em DVD também serão vendidas nesta terça-feira e no dia 3 de outubro. Como contrapartida social do projeto, haverá a distribuição de cem exemplares para escolas, ONGs, instituições e universidades de Joinville.

O quê: exibição do documentário Passos para a Luz
Quando: terça-feira e dia 3/10, às 20 horas
Onde: terça no auditório da Univille (Rua Paulo Malschitzki, 10, Zona Industrial Norte, Joinville) e no dia 3/10 na Casa Iririu (Rua Guaíra, 634, Iririu, Joinville)
Quanto: entrada gratuita. Os DVDs estarão à venda por R$ 10

A NOTÍCIA
Camera 1 / Divulgação

Bianca Espindula é formada em balé clássico pelo Bolshoi
Foto:  Camera 1  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.