Notícias

Itapema FM  | 25/09/2014 05h02min

Conheça ou relembre cinco adaptações de "A Bela e a Fera"

Da animação à ópera, lembre as múltiplas facetas da fábula

Uma das heroínas mais antenadas e progressistas das fábulas infantis, Bela – e seu par romântico, o nobre selvagem Fera – é também uma das personagens com mais facetas na arte. Selecionamos cinco adaptações memoráveis da história de amor improvável entre a jovem astuta e a rabugenta, porém doce, fera:

1. La Belle et la Bête - Jean Cocteau (1946)

Da fábula de 1757, Jean Cocteau fez um belo filme, quase dois séculos depois. Com efeitos especiais incríveis para sua época, o filme era definitivamente para adultos – tanto que, na abertura, Cocteau pedia aos espectadores "um pouco da ingenuidade da infância".


Beauty and the Beast - Disney (1991)

Mostrando uma Bela apaixonada pelos livros e corajosa a ponto de se submeter à Fera por amor ao pai, a versão de Walt Disney é a mais conhecida e a mais amada de 10 entre 10 crianças da década de 1980/1990.
E como não esquecer da música tema, cantada no português por Miriam Peracchi (a voz de Madame Samovar) e, no inglês, imortalizada por Celine Dione e Peabo Bryson? (Está permitido cantar junto: sentimentos são/como uma canção/para a Bela e a Fera...)



La Belle et la Bête - Philip Glass (1994)

Philip Glass se apaixonou de tal maneira pelo clássico de Cocteau que compôs uma ópera com a mesma duração do filme, como trilha sonora alternativa à original de Georges Auric.


Beauty and the Beast, Birmingham Royal Ballet (2003)

O Ballet Real de Birmingham, na Grã-Bretanha, apresenta atualmente a versão mais elogiada da fábula, transformada em ballet de repertório pelo coreógrafo David Bintley e como a australiana Elisha Willis no papel da heroína.


Beauty and the Beast - CW (2012)

Foram duas as séries que trouxeram "A Bela e a Fera" para as telinhas: uma, mais literal, foi produzida pela CBS em 1987 – uma promotora de Justiça se apaixona por Vincent, uma nobre fera (de máscara horripilante) que vive nos subterrâneos de Nova York e se torna sua guardiã. Já a série de 2012, que traz Kristin Kreuk (a Lana Lang do famigerado Smallville) no papel de Catherine (a bela), que se apaixona por Vincent, um soldado dado como morto durante a guerra que a ajuda a descobrir detalhes do assassinato de sua mãe, anos antes.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.