Itapema FM | 15/09/2014 12h02min
Nesta terça-feira, às 20h30, a Orquestra Cidade de Joinville (OCJ) estreia a série Maestros Convidados na Sociedade Harmonia-Lyra. Neste primeiro concerto do projeto, o maestro Martinho Lutero Klemann comandará o espetáculo. Além disso, o solista Julião Boêmio (cavaquinho) e o coral da Univille subirão ao palco para apresentações especiais. Os ingressos, gratuitos e limitados, dever sem retirados antecipadamente nas lojas Doce Beijo Chocolataria.
Formado em regência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em contrabaixo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Martinho Lutero começou seus estudos em música na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.
— Também fui professor e coordenador da escola de música lá — conta.
Nascido em Joinville, participou ativamente de algumas orquestras na cidade, além de dez corais.
Martinho afirma que ficou muito feliz pelo convite da maestrina Fabricia Piva para ser o primeiro convidado da série Maestros Convidados.
— Estou com meu coração vibrando. Sinto muita gratidão por lembrarem do meu nome. Pela cidade lembrar de um filho seu — afirma Martinho, que há 11 anos não rege uma orquestra.
Atualmente, ele é contrabaixista da Camerata Antiqua de Curitiba, onde também atua como ensaiador de orquestra, regente do Coral da Universidade Positivo, coordenador artístico do Domingo no Campus, regente fundador do Goethe Vox e membro do 5UP – quinteto de cordas.
Sempre falando com muito orgulho da Orquestra Cidade de Joinville aos amigos, o regente está muito feliz em fazer parte da história deste projeto e da música na cidade.
— A primeira orquestra municipal de Santa Catarina. Um sonho que sempre tivemos na cidade, participar de um grupo profissional — anima-se — O público joinvilense gosta muito de orquestra — completa.
O convite para reger a orquestra surgiu no concerto inaugural da OCJ. Naquele momento, também, nasceu a ideia para a série de maestros convidados, algo muito comum no meio musical.
— É uma troca de experiência maravilhosa, onde até o maestro aprende muito — diz.
A partir do momento que foi convidado, Martinho pesquisou sobre a formação da Orquestra Cidade de Joinville.
— Pesquisei o perfil do grupo e analisei o programa — conta.
Por isso, Martinho manteve o estilo e apresentou aos músicos um programa bem eclético, Seguindo este pensamento, convidou o músico Julião Boêmio, que será solista no cavaquinho e apresentará músicas próprias. Além disso, o programa ainda contempla a participação especial do Coral da Univille.
— Será uma grande noite. Esperamos que a plateia saia diferente de como estrou. Que saia mais feliz.
Confira o programa da noite:
Antônio Carlos Gomes: Sonata para Cordas “O Burrico de Pau”
Vivace Piotr Tchaikovsky: Serenata para Cordas
Walzer Johann e Josef Strauss: Pizzicato Polka
Leroy Anderson: The Typewriter
Julião Boêmio: Feijão no Dente
Ebubu Fulô: Cafezinho na Cozinha da Vizinha e Bituquinha
J. Lennon, P. McCartney e G. Harrison: Medley Beatles
Agende-se
O QUÊ: série Maestros Convidados, da Orquestra Cidade de Joinville.
QUANDO: terça-feira, 16 de setembro, às 20h30.
ONDE: Sociedade Harmonia-Lyra (rua Quinze de Novembro, 485.
QUANTO: gratuito, com ingressos limitados distribuídos nas lojas Doce Beijo Chocolataria (2º piso do Shopping Mueller e rua Aquidaban, 330, Glória).
A Orquestra Cidade de Joinville normalmente é regida pela maestrina Fabricia Piva
Foto:
Diorgenes Pandini
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.