Itapema FM | 03/09/2014 16h25min
Os primeiros contornos do 33º Festival de Dança de Joinville começaram a ser definidos nos últimos dois dias. Nesta terça e quarta-feira, a diretoria do Instituto Festival de Dança de Joinville se reuniu com a curadoria artística e com a pesquisadora em dança Thereza Rocha para discutir e definir a programação do evento em 2015.
Para Marcelo Misailidis e Mônica Mion, as reuniões foram quase de adaptação, já que eles começam a integrar a curadoria artística agora, junto de Taís Vieira. São eles os principais responsáveis pela definição da programação do Festival de Dança, incluindo os espetáculos convidados para a Noite de Abertura e a Noite de Gala, além das indicações para os profissionais que integrarão as bancas de jurados da Mostra Competitiva e dos professores para a grade de cursos e oficinas.
— Saímos das reuniões com as sugestões de nomes de jurados e os convidados para as noites especiais. Agora, dependemos da agenda e de que eles aceitem o convite — conta Taís Vieira.
Da reunião com Thereza Rocha, saiu a linha que guiará os Seminários de Dança de 2015, que faz parte da programação paralela do Festival. O assunto que norteará as palestras e debates será o ensino da dança nas universidades, tema que repercute no País e gera discussões em Joinville desde o anúncio da criação da faculdade de dança na Universidade Estadual de Santa Catarina no ano passado.
Além disso, foi decidido que a Mostra Contemporânea de Dança, que havia sido extinta com a criação da Estímulo Mostra de Dança, retornará à programação. Já a Estímulo Mostra de Dança, que teve a primeira edição em 2014, terá dois grupos convidados e uma ampliação do projeto com uma residência artística na área de musical, que será realizada em Joinville mas aberta a participantes de todas as regiões.
Na programação de cursos, várias propostas foram apresentadas envolvendo a formação de professores, a capacitação nas áreas técnicas de palco e produção, os cuidados com a saúde do bailarino e cursos voltados ao público infantil.
Avaliação positiva em ano de Copa
Em pauta nas reuniões também estava a avaliação do Festival de Dança de 2013, que foi considerada positiva pelos curadores.
— Foram levantados pouquíssimos pontos fracos, apenas de coisas que são inesperadas. Pelo lado positivo, visualizamos o aumento de inscritos, a evolução técnica dos grupos participantes e o envolvimento dos grupos em todos os aspectos durante o evento. Foi um ano arriscado por causa da Copa do Mundo, por isso termos uma avaliação muito boa desta edição — afirma Taís.
A alteração do formato das noites da Mostra Competitiva em 2014, intercalando as apresentações de dois diferentes gêneros, também foi bem avaliada pela curadoria e pela diretoria do Festival e deve se repetir em 2015. No geral, o formato das mostras Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos deve seguir o mesmo modelo, com pequenas alterações nos regulamentos que serão divulgados pelo site do evento em meados de outubro deste ano.
Curadores do Festival de Dança se reuniram com a diretoria do evento em Joinville
Foto:
Nilson Bastian
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.