Notícias

Itapema FM  | 01/09/2014 13h14min

Morre, aos 86 anos, o designer brasileiro Sergio Rodrigues

Criações do arquiteto carioca marcaram a história do mobiliário brasileiro desde a década de 1950

CASA&CIA ZH

Um dos maiores nomes do design brasileiro, o arquiteto e designer carioca Sergio Rodrigues morreu nesta segunda-feira (1º/9) em sua casa, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O motivo da morte não foi divulgado.

Formado em 1951 em na faculdade de arquitetura da Universidade do Brasil - FNA, no Rio, Sergio se destacou por seu trabalho focado em interiores, criando móveis com traços únicos, reconhecidos internacionalmente. É frequentemente citado como sendo um artista da madeira.

Leia comentário da editora de Casa&Cia, Eleone Prestes, sobre a morte de Sergio Rodrigues

Uma de suas peças mais conhecidas é a poltrona Mole (1957), com madeira jacarandá e estofamento em couro, vencedora de prêmios da área do design e exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. É um sucesso de vendas até os dias de hoje.

Outras famosas criações são a poltrona Tonico (1963), feita para a empresa Meia-Pataca, com cintas ajustáveis e almofada para apoio do pescoço. Também a poltrona Leve Kilin PL-104 (1973) é um dos destaques de sua carreira: foi premiada pelo Instituo de Arquitetura do Brasil em 1975. 

Um ano antes da Mole, havia criado duas outras cadeiras igualmente famosas até a atualidade: a CD-7 (ou Lucio Costa, assim apelidada em homenagem ao arquiteto, um grande parceiro do trabalho de Sergio), com assento de palhinha, em madeira maciça torneada, e a PL-, que se chamava Jockey e foi rebatizada de Oscar porque Niemeyer fez as primeiras encomendas da peça quando a viu à venda.

Sergio deixa viúva Vera Beatriz. Ele completaria 87 anos no dia 22 de setembro.




 

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.