Notícias

Itapema FM  | 01/09/2014 12h36min

Rede Sesc realiza Palco Giratório em Florianópolis, Jaraguá do Sul e Joinville

Em sua 11ª edição na Capital, festival traz 41 espetáculos gratuitos em sua programação

Atualizada em 02/09/2014 às 10h06min Layse Ventura  |  layse.ventura@diario.com.br

Em que outro evento de Santa Catarina você amanhece com a Palhaça Barrica, almoça com o Erro Grupo e adormece com a Angel Vianna? Na imaginação tudo é possível, mas na realidade isso ocorre apenas uma vez ao ano, no Palco Giratório, um dos mais importantes eventos realizados pela rede Sesc.

Em sua 11ª edição em Florianópolis, o festival reúne os melhores e mais expressivos trabalhos das artes cênicas em suas diferentes vertentes, principalmente na tríade teatro-dança-circo, totalizando 41 espetáculos gratuitos de 14 Estados brasileiros. De todas as cidades incluídas no roteiro nacional, 10 recebem a programação completa, e a Capital é uma delas.

Confira os destaques da programação do Palco Giratório

Para tantas manifestações artísticas, foi necessário um time de 32 curadores de todo o Brasil para debater ao longo de um ano inteiro quais grupos seriam selecionados para a circulação. Com base na produção teatral do país, eles se debruçaram sobre cerca de cem trabalhos.

— O Palco Giratório pretende ter peças de qualidade, mas também pensar a questão da descentralização dos processos artísticos, da qualidade vinda de outros espaços que não o eixo — explica Maria Teresa Piccoli, coordenadora de Cultura do Sesc em Santa Catarina e rsponsável pela curadoria de eventos do Estado desde 2007.

Entre os objetivos dos organizadores está promover linguagens diversificadas das artes cênicas, como é o caso do teatro de objeto, que será representado pela Cia Gente Falante, de Porto Alegre. Outro foco é promover modalidades que, diferentemente do teatro, apresentam menos produções.

Assim, surgiu a ideia de abrir a programação com um espetáculo circense para lançar luz sobre o gênero, expandir o diálogo de linguagens e trazer alegria abundante para a plateia. Quem faz as honras são os palhaços César Cara-de-Pau, Montanha Carvalho e Cafi Otta, do Grupo Namakaca (SP), com a peça É Nóis na Xita.

Para prestigiar além das capitais com esses estímulos artísticos, foi criado o Aldeia Giratória. Sucesso de público em todos os anos, a organização estima que em 2015 serão 22 municípios contemplados com a programação compacta do festival. Em Santa Catarina é o maior circuito de interiorização de todo o Brasil. Neste ano, ele já passou por Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Tubarão, Chapecó e Lages. Agora é a vez de Joinville (do dia 1 até o dia 13) e de Jaraguá do Sul (do dia 2 ao dia 13).

DIÁRIO CATARINENSE
divulgação / variedades

Espetáculo Barriga Poraguabaixo é o representante catarinense na circulação nacional do evento
Foto:  divulgação  /  variedades


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.