Notícias

Itapema FM  | 01/09/2014 12h15min

Confira os destaques da programação do Palco Giratório do Sesc

Bailarina Angel Vianna é homenageada no Circuito Especial e apresenta seu espetáculo Qualquer Coisa a Gente Muda

Existem dois momentos imperdíveis neste ano, ambos relacionados à bailarina Angel Vianna. Em seus 86 anos, dos quais sólidos 66 dedicados à dança, ela é homenageada no Circuito Especial e vai apresentar seu espetáculo Qualquer Coisa a Gente Muda, com Maria Alice Poppe e dirigido por João Saldanha, está em cartaz desde 2010 e traz uma reflexão intrínseca sobre a juventude e velhice na dança. Após a performance, a dama da dança também vai participar do Pensamento Giratório, um bate-papo sobre sua trajetória artística e traçar analogias entre dança, arquitetura, escultura e música, contextualizando essas manifestações artísticas ao cenário atual da arte contemporânea no Brasil.

- Dia 4, às 20h, no Sesc Prainha (Travessa Syriaco Atherino, 105, Centro, Florianópolis)

- Dia 7, às 19h30min, no Sesc Joinville (Rua Itaiópolis, 470, América)

 

 

Oficinas

Grupo Desvio Coletivo (SP) promove a oficina Intervenção Urbana (Foto: Eduardo Bernardino, Divulgação)

O Palco Giratório também promove oficinas em diferentes áreas. Serão sete cursos diferentes, com inscrições gratuitas e abertas na Central de Atendimentos do Sesc Florianópolis (Prainha). A Ritmos de Rua, oferecida pelo Grupo Garajal (Maracanaú/CE) é uma opção bem completa para quem se interessa por cultura popular. Nos dois encontros, nos dias 16 e 17, os alunos vão ter noções de técnicas de teatro de rua popular e circenses, além de danças e músicas, como coco, reisado e maracatu cearense. Já o grupo Desvio Coletivo (SP) oferece a oficina Intervenção Urbana, nos dias 20 e 21, com conhecimentos teóricos e práticos relacionando à modalidade com teatro, dança e performance. Ao final da oficina, o grupo promove a intervenção urbana Cegos, com os 50 participantes atuando na rua.

 

Batalha do Passinho

O destaque da programação da 7ª edição da Aldeia Palco Giratório, que em Jaraguá do Sul ocorre de amanhã ao dia 13, são os eventos relacionados à Batalha do Passinho, movimento do funk dedicado à criação de passos para a dança. No dia 10, às 20h, haverá a exibição do documentário inédito no Sul do país A Batalha do Passinho, seguido por bate-papo com a equipe no Sesc (Rua Jorge Czerniewicz, 633, Czerniewicz). Também no Sesc, no dia 11 os passistas Cebolinha e Yuri Mister Passista realizarão uma oficina aberta, às 16h, e ocorrerá uma batalha entre o pessoal do Liss Studio de Dança (companhia local que trabalha com linguagem de dança de rua) e o Passinho Carioca (RJ), às 19h.

 

Espetáculos Teatrais

Convidada pelo Anexo, a jornalista, atriz e mestranda em Estudos da Tradução Marina Bento Veshagem analisou a programação teatral do evento e deu dicas do que deve ser conferido.

  Espetáculo Labirinto do grupo Alfândega 88 (RJ) (Foto: Guga Melgar, Divulgação)

Labirinto, do grupo Alfândega 88 (Rio de Janeiro), trabalha com textos do consagrado autor José Joaquim de Campos Leão, o Qorpo-Santo, e chega a uma encenação com características absurdistas, com neutralização da gestualidade corporal e vocalização monocórdica.

- Dia 9, às 20h, no Sesc Jaraguá do Sul (Rua Jorge Czerniewicz, 633, Czerniewicz)

- Dia 10, às 21h, no TAC (Rua Mal. Guilherme, 26, Centro, Florianópolis)

 

Performance teatral de Ricardo Aleixo em Música para Modelos Vivos Movidos por Moedas (Belo Horizonte), uma transposição experimental para os meios audiovisual e cênico dos 20 poemas do livro Modelos Vivos, finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom de 2011.

- Dia 5, às 20h, no Sesc Prainha (Travessa Syriaco Atherino, 105, Centro, Florianópolis)

 


Cia. Gente Falante (RS) utiliza o teatro para contar a história de xícara Cinderella (Foto: Vilmar Carvalho, Divulgação)

Louça Cinderella, da Cia. Gente Falante (Porto Alegre), que utiliza o teatro de objetos para contar a história da xícara Cinderella.

- Dia 2, às 15h, no Sesc Prainha (Travessa Syriaco Atherino, 105, Centro, Florianópolis)

 

 Cia. Espetáculo mostra relação da artista Frida Kahlo com a morte e os limites do corpo (Foto: Talita Oliveira, Divulgação)

Solamente Frida, da Cia. Garotas Marotas (Rio Branco), sobre Frida Kahlo e a relação da artista mexicana com a morte e os limites do corpo.

- Dia 13, às 20h, na Udesc (Av. Madre Benvenuta, 2007, Santa Mônica, Florianópolis)

 

Agende-se

 O quê: Palco Giratório

Onde: Florianópolis

Quando: do dia 1 ao dia 30 de setembro

Mais informações: (48) 3229-2200

 

O quê: Aldeia Giratória

Onde: Jaraguá do Sul

Quando: do dia 2 ao dia 13

Mais informações: (47) 3275-7800

 

O quê: Aldeia Giratória

Onde: Joinville

Quando: do dia 1 ao dia 13

Mais informações: (47) 3441-3300

 

Confira a programação completa em www.palcogiratoriosc.com.br

Renato Mangolin / Divulgação

Bailarina Angel Vianna é homenageada no Circuito Especial por seus 66 anos dedicados à dança
Foto:  Renato Mangolin  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.