Notícias

Itapema FM  | 23/08/2014 16h21min

Inovações tecnológicas e deficiência: mente e máquina unidas

Nicolelis é o destaque da ciência brasileira atual e ganhou fama com o projeto do exoesqueleto robótico, apresentado na abertura da Copa do Mundo

Profa. Dra. Soraia Cristina Tonon da Luz  |  Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-Cefid da Udesc

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, nascido em São Paulo, vem revolucionando a ciência contemporânea e pesquisa em saúde com tecnologias emergentes, atuando principalmente nos seguintes temas: informática médica, eletrofisiologia, sistemas sensoriais, sistema somestésico e próteses neurológicas. Nicolelis foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista Scientific American. Atualmente é professor de Neurociência da Universidade Duke nos EUA, dos departamentos de Neurobiologia, Engenharia Biomédica e Psicologia, e é fundador do centro de neuroengenharia desta universidade. No Brasil, é fundador e diretor científico do Instituto Internacional de Neurociência Edmond e Lily Safra em Natal, no Rio Grande do Norte.

Suas linhas de pesquisa com abordagem interdisciplinar incluem o estudo da variedade de sistemas neuronais nos mamíferos, estudo da plasticidade sensório-motora em adultos, estudo da base neuronal da aprendizagem sensório-motora, desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina para restaurar a função neurológica e base neuronal da percepção tátil. Seus estudos tecnológicos inovadores objetivam transformar a realidade funcional da pessoa com deficiência em busca de uma sociedade mais ativa e inclusiva. Liberar o vasto potencial das pessoas com deficiência são objetivos comuns evidenciados em inúmeras pesquisas realizadas por Miguel Nicolelis, como por exemplo, o controle de braços robóticos para pessoas que sofreram uma amputação e exoesqueletos para tetraplégicos voltarem a caminhar.

Suas descobertas e aplicações práticas possibilitam a melhoria e o restabelecimento das restrições funcionais de muitas pessoas com deficiência. Ressalta-se que outros distúrbios neurológicos e psiquiátricos também são estudados por Nicolelis incluindo a doença de Parkinson, epilepsia, esquizofrenia déficit de atenção, plasticidade sensorial e sono. Suas pesquisas pioneiras e inovadoras permitem um entendimento neurofisiológico diferenciado e estabelecem associações práticas para a mudança de paradigmas com fortes contribuições sociais de acessibilidade, resgate da autoestima, funcionalidade e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Nicolelis nos mostra como a tecnologia pode ser capaz de transformar a realidade, sobretudo das pessoas com deficiência tornando-as mais inclusivas e eficientes. Suas notáveis contribuições oferecem suporte para o estudo da cura de alguns distúrbios neurológicos graves como a doença de Parkinson e o Mal de Alzheimer. A aplicação prática de suas pesquisas estabelece relação com outros campos da ciência. Mente e máquina trabalhando juntos cruzando as fronteiras do pensamento e melhorando a saúde humana.

Programe-se

Fronteiras do Pensamento

O quê: conferência com Paul Bloom (ingressos para as palestras de Mia Couto e Miguel Nicolelis, dias 25 e 26, já esgotaram)

Quando: dia 27, às 20h

Onde: Teatro Pedro Ivo (Rodovia SC-401, km 5, 4.600, Saco Grande, Florianópolis)

Quanto: R$ 40 e R$ 20 (meia). À venda no Blueticket.

Informações: (48) 3216-3432

DIÁRIO CATARINENSE
Greg Salibian / Divulgação

Nicolelis é fundador e diretor científico do Instituto Internacional de Neurociência Edmond e Lily Safra no Rio Grande do Norte
Foto:  Greg Salibian  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.