Notícias

Itapema FM  | 08/08/2014 07h01min

Maratona do Festival de Gramado começa nesta sexta-feira

Oito longas-metragens brasileiros, além de curtas e produções latino-americanas, serão exibidos no evento

Marcelo Perrone  |  marcelo.perrone@zerohora.com.br

Por entre as escaramuças de chimangos e maragatos no pampa gaúcho e a mórbida comédia musical com cenário em um cemitério paulista, os oito longas brasileiros em competição no 42º Festival de Gramado, que começa nesta sexta-feira e vai até o dia 16, exibem um diversificado recorte temático.

Dois deles destacam-se por ilustrar extremos de propostas temáticas. Um dos nomes da linha de frente do novo cinema autoral brasileiro, Juliana Rojas (codiretora de Trabalhar Cansa com Marco Dutra), apresenta o único filme não inédito da mostra nacional: Sinfonia da Necrópole, que teve elogiada passagem pelo Festival de Paulínia, em julho. Entusiasta do cinema fantástico, Juliana mistura suspense e terror no filme que acompanha as aventuras de um coveiro (Eduardo Gomes) e a nova funcionária de um cemitério (Luciana Paes) catalogando mortos por entre sepulturas.

Por sua vez, o escritor e cineasta Tabajara Ruas volta a Gramado com o único longa gaúcho em competição: o épico histórico Os Senhores da Guerra, adaptação do livro de José Antônio Severo sobre dois irmãos (André Arteche e Rafael Cardoso) que lutam em lados opostos na Revolução de 1923, guerra que cindiu o Rio Grande do Sul entre os partidários de Borges de Medeiros (chimangos) e de Joaquim Francisco de Assis Brasil (maragatos).

Tabajara codirigiu com Beto Souza Netto Perde sua Alma, eleito melhor filme pelo júri popular de Gramado em 2001, e mostrou, em 2008, a sua sequência, Netto e o Domador de Cavalos.

– O primeiro Netto foi bem recebido porque era novidade. O segundo já foi visto como filme gaúcho, num sentido pejorativo, e enfrentou preconceito em Gramado – diz Tabajara. – Acredito que fizemos um ótimo trabalho em Os Senhores da Guerra. Temos bons atores, a história tem força. Minha expectativa é boa, mas é o público e os críticos que vão avaliar.

Primeiras atrações:

A escolha de Isolados como o filme de abertura do 42º Festival de Gramado tem uma razão de ser: trata-se de uma homenagem póstuma ao ator José Wilker, que morreu em abril passado e era um dos responsáveis pela curadoria do evento – em parceria com o crítico Rubens Ewald Filho e o jornalista Marcos Santuário. Em seu último trabalho no cinema, Wilker faz uma participação especial no longa de Tomás Portella (o mesmo da comédia romântica Qualquer Gato Vira-Lata).

Com exibição fora de competição, às 19h desta sexta, Isolados representa uma rara incursão da produção nacional com perfil comercial em um gênero pouco praticado no país: o suspense. Bruno Gagliasso e Regiane Alves vivem os protagonistas, Lauro e Renata, casal que planeja uma estada na região serrana do Rio de Janeiro para discutir a relação em crise. Uma série de episódios violentos, porém, marcará a viagem. O roteiro é assinado por Mariana Vielmond, filha de Wilker e da atriz Renée de Vielmond. Isolados tem estreia no circuito marcada para o dia 18 de setembro.

Também na noite desta sexta-feira começa a mostra competitiva nacional. A exibição de A Despedida (SP), marcada para as 21h30min, registra a volta do diretor Marcelo Galvão, vencedor do Kikito de melhor filme em 2012 por Colegas, ao festival serrano. No filme estrelado por Nelson Xavier e Juliana Paes, um homem de 92 anos decide rever o grande amor de sua vida, amante 55 anos mais nova e ainda apaixonada por ele. A sessão contará com audiodescrição para deficientes visuais.

Programação do fim de semana:

Sexta-feira
19h – Filme de abertura (fora de competição): Isolados (RJ), de Tomás Portella.
21h30min – Mostra competitiva nacional: A Despedida (SP), de Marcelo Galvão.

Amanhã
10h – Reprise de A Despedida.
14h – Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa (curtas-metragens produzidos no Rio Grande do Sul).
19h – Contínuo (PB), de Carlos Ebert e Odécio Antônio (curta-metragem); Os Senhores da Guerra (RS), de Tabajara Ruas (longa).
21h30min – Entrega do Troféu Cidade de Gramado para Rodrigo Santoro; La Llamada (SP), de Gustavo Vinagre (curta); A Estrada 47 (RJ), de Vicente Ferraz (longa).

Domingo
10h – Reprise dos longas brasileiros da mostra competitiva exibidos na noite anterior.
14h – Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa.
19h – História Natural (PE), de Júlio Cavani (curta); O Segredo dos Diamantes (MG), de Helvécio Ratton (longa).
21h30 – Cerimônia de premiação da Mostra Gaúcha (curtas).

Astros que podem aparecer na Serra neste fim de semana:

> Bruno Gagliasso e Regiane Alves, protagonistas de Isolados.
> Juliana Paes e Nelson Xavier, protagonistas de A Despedida.
> Daniel de Oliveira, ator de A Estrada.
> André Arteche e Rafael Cardoso, protagonistas de Os Senhores da Guerra.

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.