Notícias

Itapema FM  | 31/07/2014 07h01min

Coreografias de sapateado dominam a programação desta quinta-feira do Festival de Dança de Joinville

Gênero tem um único representante catarinense, a Oficina da Dança Kaiorra, de Camboriú

RAFAELA MAZZARO

A penúltima rodada da Mostra Competitiva do 32º Festival de Dança de Joinville começa com apresentações de balé clássico de repertório, mas é o sapateado que dará o tom de grande parte da noite no Centreventos Cau Hansen. Vinte e uma coreografias defendem o gênero, que é minoria entre os selecionados desta edição.

:: Visite a página especial do evento ::

Apesar de figurar em apenas uma noite da competição, ele é garantia de bons shows. O sucesso é resultado do histórico construído por companhias com sólida participação no evento. De São Paulo, o Grupo de Dança Ana Araújo está presente no Festival desde 1991 e, neste ano, integra três das sete categorias de sapateado.

A mais disputada, o conjunto júnior, é justamente a que os paulistas venceram no ano passado, com Quiçá um Samba. A diretora Ana Araújo acredita que mesmo que o gênero não predomine entre os participantes ele é sempre bem recebido pelo público.

– O sapateado é uma modalidade muito apreciada. Nossos cursos em São Paulo também têm bastante procura – comenta.

Única catarinense na disputa, a Oficina da Dança Kaiorra, de Camboriú, também é uma das primeiras escolas a oferecer aulas de sapateado no Estado. Ainda assim, a diretora Iolanda Hahn, que tem cerca de cem alunos divididos entre as unidades de Camboriú e Piçarras, acredita no crescimento do estilo no evento.

– São poucas as escolas que oferecem aulas e muitos acabam não conhecendo, não é por falta de interesse. Acredito que também cabe a nós, profissionais, o papel de difundir o gênero – afirma.
 
Nomes de respeito
 
Outros dois grupos de peso dividem o palco nesta noite. A Cia. de Dança Vera Passos, de Fortaleza (CE), e o Sheila’s Ballet, de Piedade (SP), voltam à cena como competidores, depois de participarem da programação da Mostra de Dança Estímulo, dedicada a convidados de destaque do Festival. A companhia cearense apresenta Rainhas do Deserto no conjunto júnior, enquanto a paulista disputa o solo feminino sênior (No Meu Tom) e o conjunto sênior (Quando Você Crescer).

O júri será formado por Caio Nunes, Kika Sampaio, Christiane Matallo, Carlota Portella e Steven Harper, no sapateado; e André Valadão, Ady Addor, Marcelo Misailidis, Galina Kravchenko e Eliana Karin, no clássico de repertório. O primeiro lugar repete a apresentação vencedora no sábado, na Noite dos Campeões.
 
O quê: 7ª noite da Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville
Quando: quinta-feira, às 19h
Onde: Centreventos Cau Hansen (Avenida José Vieira, 315, Joinville)
Quanto: os ingressos custam de R$ 16 a R$ 70. Participantes, estudantes, idosos e portadores de deficiência têm direito a meia-entrada. Vendas no Centreventos, na bilheteria móvel que circula pelos bairros (e garante o desconto de 20% para o Mostra Competitiva) e pelo www.ticketcenter.com.br

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.