Notícias

Itapema FM  | 29/07/2014 16h15min

Cursos do 32º Festival de Dança em Joinville têm 2.205 inscritos

Jazz e balé clássico são as modalidades mais procuradas em 2014

Neste ano, todas as vagas para os cursos, oficinas e workshops oferecidos aos dançarinos pelo 32º Festival de Dança em Joinville foram preenchidas.

>> Leia mais notícias sobre o 32º Festival de Dança

As aulas ocorrem desde o início do festival até o dia 1º de agosto deste ano, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento técnico e artístico dos participantes, sejam bailarinos ou estudantes de dança. As aulas ocorrem na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, anexo ao Centreventos Cau Hansen e todos os cursos têm duração de cinco dias.

Em 2014, foram oferecidas e preenchidas ao todo 2.205 vagas dos mais diversos gêneros de dança. São cerca de 63 turmas e 31 professores vindos dos mais diferentes lugares do Brasil. Os cursos mais procurados no ato da inscrição foram os módulos de jazz, que neste ano são ministrados por três professores consagrados da atualidade: Edy Wilson, Érika Novachi, ambos de São Paulo e Caio Nunes do Rio de Janeiro. Outro gênero bastante procurado e que reúne a grande maioria das vagas é o balé clássico.

A novidade desta edição é o curso de House Dance que é ministrada pela professora Tatiana Sanchis, as aulas contam com 35 alunos inscritos. Sobre a modalidade a professora explica que é uma versão contemporânea com passos mais rápidos da Danças Urbanas. É a primeira vez que Tatiana oferece esse curso, mas como professora de cursos do Festival ela participa desde 1999.

A professora acredita que o curso é um grande incentivo para os alunos terem um contato mais direto e específico com o House Dance, pois nas apresentações é difícil aparecer um estilo em específico.

- O House aparece nas Danças Urbanas, mas sempre misturado com outros estilos, como o hip hop por exemplo. Aqui nas aulas eles tem contato e aprendem a linguagem corporal dessa categoria em alguns passos básicos - comenta.

A professora acrescenta que no primeiro dia de aula já se notou evolução na desenvoltura do corpo dos alunos.

- É impressionante como a maioria deles em apenas duas horas de aula já demonstram um avanço na linguagem do corpo - comemora.

A professora que é natural de São Paulo dirige e coreografa a Cia Underground Vibrations que trabalha com a fusão de House Dance e Dança Contemporânea e é ainda Diretora da Casa da Dança, escola com duas unidades em São Paulo, desenvolvendo conceito e metodologias próprias há 15 anos. Tatiana conta que o prazer em ensinar é incomparável com qualquer apresentação de palco ou criação de coreografia.

- Essa troca de experiências e propor a liberdade de expressão corporal não tem preço, é nisso que eu acredito - finaliza.

Dançarina veio de Criciúma para participar do cursos

A estudante de dança Jhennifer de Oliveira veio, de Criciúma, no Sul do Estado, somente para participar do curso de House Dance. Ela faz parte do grupo Dança Urbanas composto por seis mulheres. Ela dança há nove anos. O primeiro contato com a dança foi quando tinha 14 anos por meio de um projeto social de Criciúma.

Jhennifer conta que é a primeira vez que vem somente para participar de um curso do Festival.

- Vim por pura curiosidade, mas valeu a pena. Me senti à vontade para explorar diferentes passos, e a didática da professora é ótima - comenta.

A estudante ainda diz que pretende retornar no próximo Festival de Dança e torce para que a professora forneça o mesmo curso, só que na modalidade avançada.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.