Itapema FM | 28/07/2014 16h25min
Ao todo 559 bailarinos se inscreveram na primeira audição deste ano para bolsas de estudo da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que ocorreu nesta segunda-feira, na sede da instituição em Joinville. O número superou o do ano passado, que foi de 444 inscritos, e atingiu o maior número de inscrições em audições do mês de julho, que ocorrem todos os anos, durante o Festival de Dança.
Durante as etapas da audição, que avaliam a técnica, a condição física e o perfil dos candidatos, a fisionomia dos bailarinos vai mudando. Tranquilos, apreensivos, tristes, eufóricos. O humor varia a medida que avançam nas etapas. David Gabriel, 13, não escondia a alegria ao saber que havia passado para o próximo exercício, na etapa técnica da audição. É a primeira vez que o menino de Belém, no Pará, participa da audição do Bolshoi.
O garoto que se encantou com o balé por causa do filme Billy Elliot — que conta a história de um menino obrigado pelo pai a treinar boxe mas, apaixonado pelo balé, resolveu fazer uma aula experimental de dança, gostou e resolveu seguir a arte.
— As bailarinas da minha escola participaram do Festival no ano passado, mas eu não tive condições financeiras de vir — contou ele.
Segundo o menino, neste ano a família ajudou e ele conseguiu participar. Gabriel compete na categoria de dança clássica.
Vindo de terras mais distantes que a de Gabriel, o francês que mora em Lisboa, Oderic da Luz, 14, também participa pela primeira vez da audição do Bolshoi. Bailarino desde os seis anos de idade, o menino já participou de algumas audições em diferentes lugares do mundo, como Londres, Paris, Lisboa e agora no Brasil.
Antes de vir ao País, estava pensando em desistir da dança por causa da falta de incentivo. Mas os pais e o professor particular de Oderic fizeram com que ele não desistisse.
— Em Lisboa, tenho um professor russo que conhece o Bolshoi — conta. Foi esse professor que o incentivou a participar da audição.
Passava das 10 horas quando Oderic entrou na sala para fazer o primeiro teste, na barra fixa. Minutos depois, saiu e seu nome não foi selecionado para as próximas etapas.
— Não tem problema. Mesmo quando não é aceito na audição, sabemos que é importante tentar. É o melhor meio de saberem se é isso que querem — afirma Paulo da Luz, pai de Oderic, que o acompanha no teste.
À tarde, o francês irá participar da audição para dança contemporânea.
Bolshoi já realizou 103 audições
Em 14 anos, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil já realizou 103 audições. Neste ano, a seleção de bailarinos será para dois cursos, o de dança clássica e o de dança contemporânea. A audição de julho, que acontece ao mesmo tempo que o Festival de Dança, é voltada aos bailarinos entre 12 e 17 anos, que já tenham conhecimento em dança. Em outubro, ocorre nova audição para os bailarinos sem experiência.
Segundo Sylvana Albuquerque, que coordena a audição, não há um número fixo de bolsas.
— O número de vagas vai de acordo com o que os candidatos apresentarem — afirma.
O processo é dividido em três etapas eliminatórias. Na primeira, é avaliada a técnica dos candidatos, o equilíbrio, musicalidade e elasticidade. Aprovados nessa etapa, os candidatos passam para avaliação fisioterápica, para avaliação muscular, de articulações e de postura.
— A gente tem que avaliar se as articulações do bailarino são aptas para este tipo de dança — explica Fabiana Machado, fisioterapeuta coordenadora do núcleo de saúde do Bolshoi.
— Às vezes as pessoas ficam chateadas se não passam, o que não quer dizer que elas não tenham saúde, mas que provavelmente nesta técnica de dança elas teriam lesões.
A última etapa da audição é uma entrevista para conhecer o perfil do bailarino.
— O que a gente percebe no decorrer dos anos é que a qualidade dos candidatos que procuram a escola tem aumentado. Eles têm se preparado mais — afirma Sylvana.
O resultado das audições será divulgado nesta terça-feira, 29 de julho, no site do Bolshoi (www.escolabolshoi.com.br) e em edital na Feira da Sapatilha.
Gabriel contou com a ajuda da família para vir ao Festival de Joinville e participar do teste
Foto:
Rodrigo Philipps
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.