Notícias

Itapema FM  | 28/07/2014 15h04min

A dança de Joinville

A dança acontece o ano inteiro em Joinville com o trabalho de grupos e instituições da cidade, mas tem seu ápice no mês de julho, com a realização do Festival

Ely Diniz*

O Festival de Dança de Joinville está comemorando 32 anos de sucesso ininterrupto em prol de Joinville, de Santa Catarina e da dança. Desde sua criação, o evento contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade e do Estado; e também para o fortalecimento da dança brasileira.

A cada ano, Joinville se torna o grande ponto de encontro da dança; gerando grandes oportunidades de aprendizado e troca, entre jovens estudantes e experientes profissionais, entre pesquisadores e criadores de diferentes gêneros e vertentes artísticas; e entre pessoas e culturas de distintas regiões do Brasil e de outros países.

Um movimento que reúne a cada ano mais de 6.500 participantes, que migram para Joinville para se apresentar num dos palcos do evento e também para aprender e se reciclar nos cursos oferecidos pelo Festival, que neste ano envolvem mais 2.200 vagas, das quais 80% são ocupadas por cursistas que vem para Joinville especificamente para participar da programação didática.

A dança de Joinville é assim. Ela acontece o ano todo, fundamentada pelo trabalho da Escola do Teatro Bolshoi e de instituições, grupos, escolas de dança da cidade; mas ela tem seu ápice em julho, com a realização do Festival de Dança, transformando a cidade num caldeirão vibrante e dançante.

Uma dança que tem buscado novos afluentes e tem invadido teatros de outras cidades do Estado, como este ano acontece em São Francisco do Sul, Pomerode, Blumenau e Jaraguá do Sul. E que, desde o ano passado, ultrapassa as fronteiras de Santa Catarina, com a realização de uma apresentação especial da Noite dos Campões no Auditório do Parque Ibirapuera, de São Paulo, numa parceria com o Itaú Cultural.

O espetáculo reúne os primeiros lugares da Mostra Competitiva do Festival, na categoria sênior (bailarinos acima de 15 anos), e será realizado este ano no dia 16 de agosto. Esta noite, dirigida ao exigente público paulistano, promete repetir o sucesso de 2013, lotando a sala de espetáculos mais uma vez.

O Festival de Joinville se reinventa a cada ano e a busca por novos desafios nos leva em 2014 a expandir ainda mais as fronteiras de tempo e espaço. Numa parceria inédita com o Itaú Cultural, o Instituto Festival de Dança de Joinville vai realizar a partir de outubro um programa de residências artísticas denominado Curto-Circuito.

O objetivo é fortalecer o processo de criação em dança contemporânea, danças urbanas, jazz, sapateado, danças populares e dança clássica das milhares de escolas e grupos de dança do Brasil. 

Ele abrangerá as cinco regiões do País: Norte, Nordeste, Centro, Sudeste e Sul; começará este ano e se prolongará até o festival de 2015, gerando um ciclo de aprendizado e crescimento, para além do mês de julho e envolvendo todas as regiões do País.

* Presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.