Notícias

Itapema FM  | 28/07/2014 09h02min

Serviços de streaming dão nova vida a seriados cancelados por emissoras de TV dos EUA

"The Killing" e "Arrested Development" estão entre as atrações que os fãs podem reencontrar no Netflix

Priscila De Martini  |  priscila.martini@zerohora.com.br

Se nesta sexta-feira os detetives Linden e Holder protagonizarão uma nova leva de episódios de The Killing, a internet é a grande responsável. E duplamente. O cancelamento da cultuada série pelo canal AMC, no ano passado, gerou uma grande mobilização dos fãs na web, que suplicavam por uma nova chance ao programa. Foi a deixa para o Netflix, serviço de filmes e seriados on demand, operar o milagre da ressuscitação: adquiriu os direitos de produção de uma quarta temporada, cujos episódios serão liberados daqui a quatro dias — não na TV, mas na internet.

Esse é só um exemplo de algo que se repete cada vez mais nestes novos tempos on demand: serviços de streaming salvam do cancelamento séries de emissoras americanas. O próprio Netflix já havia feito isso antes. Em 2012, rodou uma quarta temporada da comédia Arrested Development, cancelada pela Fox seis anos antes.

O caso mais recente foi Community, cancelada pela NBC em maio, após cinco temporadas. Um mês depois da má notícia, quando até mesmo o Netflix garantiu que não resgataria a comédia do túmulo, o Yahoo apareceu para salvar o dia. O gigante da internet garantiu uma sexta temporada à série em breve em seu serviço de streaming, o Screen, com os mesmos atores e a mesma equipe de produção.

Todos os seriados salvos pela web tinham números modestos na audiência — o que, ao final, selou seus futuros. Então, qual é o interesse das empresas de internet em dar nova vida a programas que não se provaram sucessos de público? O que os faz ideais para a plataforma online é sua base de fãs (chamadas de "fandom"), dedicada e leal, que segue a série onde for — uma boa estratégia para atrair assinantes a esses serviços. Foi o caso do Netflix, que virou fenômeno principalmente após começar a investir em conteúdo original.

Para o site Deadline, referência em entretenimento nos EUA, o Yahoo quer atrair uma legião de fãs online como a de Community para ter uma audiência sólida que atraia anunciantes.

— O Yahoo quer conectar os melhores criadores às audiências que amam o trabalho deles. Community tem uma base de fãs incrivelmente apaixonada e leal que lutou muito para manter essa maravilhosa série viva — afirmou, em comunicado, a diretora de marketing da empresa, Kathy Savitt.

>>> Confira a lista de séries de TV canceladas e renovadas nesta temporada
>>> Leia mais sobre séries de TV

Especula-se que o novo alvo do Yahoo seja Enlisted, série cancelada pela Fox. Segundo o Deadline, os dois lados estariam em negociações para levar à internet uma segunda temporada da atração — e para fazer mais uma fandom feliz.

The Killing

Série cultuada por críticos e fãs, mas sem números satisfatórios de audiência, o drama policial também foi ressuscitado duas vezes. O canal pago AMC mudou de ideia depois de cancelar a série na segunda temporada, em 2012, e fez um acordo com o Netflix para dividir os custos de uma terceira temporada. Desta vez, porém, tudo ficou por conta do serviço de streaming, que terá exclusividade na exibição dos seis episódios do quarto ano.

Community

Aclamada pela crítica, a comédia sempre esteve em risco de cancelamento. Durante a quinta temporada, os fãs fizeram barulho com a campanha #SixSeasonsAndaMovie ("seis temporadas e um filme", em português), para tentar convencer a emissora a dar mais uma chance à atração. Depois do fim anunciado pela NBC, os apelos se voltaram aos serviços de streaming, e o Yahoo Screen aceitou o desafio. A sexta temporada, de 13 episódios, deve ir ao ar em breve. Agora, só falta o filme.

 
Arrested Development

Os fãs desta premiada comédia ajudaram a salvar a série duas vezes. Depois que a Fox cancelou o programa na segunda temporada, a emissora passou a receber cartas e caixas de bananas pedindo o retorno da atração (um dos negócios da família protagonista envolve a fruta). A Fox cedeu e fez mais uma temporada menor. Seis anos depois, o entusiasmo sem fim dos fãs rendeu uma quarta temporada no Netflix. Os episódios estão disponíveis no catálogo desde 2013.

netflix / Divulgação

Quarta temporada da série policial "The Killing" estreia na próxima sexta-feira no Netflix
Foto:  netflix  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.