Notícias

Itapema FM  | 21/07/2014 07h11min

Joinville e região começam a receber o maior festival de dança do mundo nesta quarta-feira

Além da cidade-sede, outras cinco cidades do Norte de SC irão receber as apresentações

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

O Festival de Dança de Joinville acompanha ciclos de vida. Muitos começam no Meia Ponta — mostra infantil —, passam pelas de competições do palco principal do Centreventos Cau Hansen, depois vêm como coreógrafos, com seus próprios grupos, amadurecem trabalhos e chegam ao patamar de convidados, seja na Abertura ou na Noite de Gala. É justamente esse crescimento que motiva há 32 anos a participação de apaixonados pela dança no evento que, em números, é o maior do gênero no País e citado como maior do mundo no Guinness Book, em 2005. Neste ano, 6 mil desembarcam em Joinville para encantar os palcos e bastidores, compartilhar e adquirir conhecimento, apreciar a programação ou apenas rever amigos.

>> Confira a programação completa <<

A dois dias do início da programação, é possível perceber o quanto Joinville é contaminada pelo Festival, não só nos arredores do complexo do Centreventos, que concentra as atrações especiais, Mostra Competitiva, Meia Ponta e Feira da Sapatilha, mas também em praças, hospitais e shoppings que se preparam para receber os Palcos Abertos, alternativa de programação gratuita. Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul também vão acolher apresentações em dias específicos.

De quarta-feira até 2 de agosto, serão 230 horas de espetáculos de balé neoclássico e de repertório, jazz, danças urbanas, sapateado, danças populares e dança contemporânea. Todas as 1.068 coreografias que integram a programação passaram pela seleção do conselho artístico, uma peneira que envolveu 2.461 trabalhos inscritos de 20 Estados brasileiros e do Paraguai.

Pratas da casa

Santa Catarina está bem representada nos palcos: nesta edição, 66 grupos de 30 cidades dançam nas modalidades contempladas pelo evento. Os catarinenses são destaque nas danças populares, principalmente na categoria júnior, em que domina as cinco vagas.

Os grupos de Gaspar, Joinville, Nova Veneza e Piratuba disputam, na sexta-feira, a primeira colocação no gênero, que no ano passado ficou para a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville.

Na categoria sênior de danças populares, o Estado também fica na frente em número de candidatos: são três coreografias competindo, no sábado, com grupos do Pará, Paraná, São Paulo, Amazonas, Acre e Paraguai.

Nas danças urbanas, os catarinenses também não ficam para trás. No dia 29, das 15 coreografias selecionadas para compor os subgêneros conjunto, duo e solo, cinco são daqui.

Além de ação sob os olhos do público, o Festival também é aprendizado fora dos palcos. O evento oferece 28 cursos e oficinas para diferentes níveis que ocorrerão na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e no Stúdio de Dança Dois para Lá Dois para Cá. Entre sábado e a próxima segunda-feira, o evento também recebe o 8º Seminário de Dança de Joinville, com apresentação e discussão de 26 pesquisas sobre dança, no Teatro Juarez Machado.

Os catarinenses que participam da Mostra Competitiva

Grupo de Dança Camila Lorenzetti, de Barra Velha — Dança contemporânea, conjunto, júnior

Armada Urbana, de Blumenau — Danças urbanas, conjunto, júnior 

Oficina da Dança Kaiorra, de Camboriú — Dança contemporânea, conjunto, júnior e sapateado, conjunto, júnior

Grupo de Dança do Departamento de Cultura de Gaspar — Danças populares, conjunto, júnior

Grupo de Dança Univali, de Itajaí — Danças urbanas, solo masculino, sênior

Grupo Mery Rosa, de Itajaí — Dança contemporânea, conjunto sênior; Jazz, conjunto, Júnior; Jazz, solo feminino, júnior

Companhia de Dança Millennium, de Itajaí — Danças urbanas, conjunto, sênior

Liss Studio de Dança, de Jaraguá do Sul — Danças urbanas, duo, sênior

Grupo de Dança Fernando Lima, de Joinville — Dança contemporâne, solo masculino, sênior; Danças populares, conjunto, sênior; Jazz, conjunto, sênior

Escola Pedro Ivo Campos, de Joinville — Danças populares, conjunto, júnior

Companhia de Dança Liliana Vieira, de Joinville — Danças populares, conjunto, júnior e Danças populares, conjunto, sênior

Escola Municipal de Ballet, de Joinville — Danças populares, conjunto, sênior

Maniacs Crew, de Joinville — Danças urbanas, conjunto sênior

Cia de Dança Cultura Urbana, de Joinville — Danças urbanas, duo, sênior

Grupo Ítalo Brasileiro Nova Veneza, de Nova Veneza — Danças populares, conjunto, júnior; Danças populares, conjuto, sênior

Acquadança, de Piratuba — Danças populares, conjunto Júnior

Fenix, de Porto União — Danças urbanas, duo, júnior

Grupo Seed'ance, de São José — Danças urbanas, conjunto sênior

Grupo de Dança Andreia Mendes, de Timbó — Danças urbanas, conjunto, júnior; Danças urbanas, conjunto sênior


O QUÊ:
32º Festival de Dança de Joinville.
QUANDO: de 23 de julho a 2 de agosto.
ONDE: complexo Centreventos Cau Hansen. Também há apresentações em espaços de Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.
QUANTO: ingressos de R$ 16 a R$ 120 (dependendo da localização dos assentos e atrações). Para a Noite dos Campeões, as vendas já encerraram. Para a abertura e Noite de Gala, há poucos lugares. Vendas na bilheteria do Centreventos, no www.festivaldedanca.com.br e na bilheteria móvel que circula pelos bairros (e garante o desconto de 20% para o Mostra Competitiva).

A NOTÍCIA
Mauro Schlieck / Divulgação

A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos de Joinville, foi primeiro lugar na categoria danças populares conjunto júnior em 2013
Foto:  Mauro Schlieck  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.