Notícias

Itapema FM  | 14/07/2014 16h20min

Novo espetáculo do Cena 11 estreia nesta terça-feira, em Florianópolis

"Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 Corpos" segue em cartaz na Capital até quinta-feira

Layse Ventura  |  layse.ventura@diario.com.br

Quem está acostumado a assistir a uma apresentação de balé clássico deve deixar o conceito de dança em casa. Aqueles familiarizados à pesquisa do grupo Cena 11 também podem se despir do que estão habituados para o novo trabalho da companhia. Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 Corpos é inédito em conteúdo e em forma.

O espetáculo, selecionado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, será apresentado de terça a quinta-feira no Teatro Pedro Ivo, na Capital. Em vez de utilizar as cadeiras tradicionais, a plateia será incorporada ao palco em uma estrutura em forma de heptágono, semelhante a um teatro de arena – algo novo para o grupo com 21 anos de existência. Por isso, o espaço ficará limitado a 80 pessoas por apresentação.

>> Curta a página do Variedades no Facebook

Ao contrário do que foi mostrado em trabalhos recentes, o minimalismo sai de cena e dá lugar a uma produção com luz e som integrados. Longe de apenas um recurso estilístico, são tecnologias que promovem a sinestesia ao espectador: ver o som ou ouvir a dança são propriedades esperadas pela montagem.

— Estamos propondo que esse convívio é uma criação de mundo. É uma interdependência de tudo aquilo que faz parte do ambiente que a gente está construindo ali: luz, som, espaço, a posição do público e o tipo de relação que faz com que o corpo se modifique — explica o diretor e coreógrafo Alejandro Ahmed.

Sem coreografia fixa

A trilha sonora é uma única faixa, a Fuga nº 2 de Bach, que tem cinco minutos de duração. Ela foi desmembrada e organizada para se encaixar nos 50 minutos de apresentação. O estilo "fuga", caracterizado pela repetição de um mesmo tema ao longo da música, reafirma a proposta do espetáculo. Assim como o som, os dançarinos retornam, mas nunca ao mesmo ponto. Estão em evolução.

Foto: Cristiano Prim / Divulgação
 

— A música é evidenciada aos poucos, o que cria uma atmosfera para a gente conseguir criar uma orquestração em dança totalmente generativa, ou seja, não tem uma coreografia fixa. Mas não é um trabalho de improvisação, tem uma linha reta no tempo — completa Ahmed.

Dentro da pesquisa do grupo, as ideias concebidas de sujeito e identidade são postas em xeque. O que há é a desconstrução do conceito de sujeito para que ele possa se maravilhar com outras vivências que não sejam apenas aquelas que sua visão de mundo promove. Existe, aqui, uma relação de desvendar o que são essas experiências sutis das quais fomos privados por nossa formação de sujeito e recriar esse conceito de identidade por meio da dança.

Agende-se
O quê:
Monotonia de Aproximação e Fuga para 7 Corpos
Quem: Grupo Cena 11 Cia de Dança
Quando: de terça a quinta-feira, às 15h e às 21h
Onde: Teatro Pedro Ivo (Rod. SC-401, Km 5, 4600, Saco Grande, Florianópolis)
Quanto: gratuito. Ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da sessão
Mais informações: (48) 3665-1630

DIÁRIO CATARINENSE
Cristiano Prim / Divulgação

Grupo de dança deixa de lado minimalismo e aposta em produção com luz e som integrados
Foto:  Cristiano Prim  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.