Notícias

Itapema FM  | 10/07/2014 09h54min

Documentário Eu Sou de Lá mostra cotidiano de estudantes africanos da UFSC

Dirigido por Sansara Buriti, filme foi eleito melhor curta pelo júri popular no último Florianópolis Audiovisual Mercosul e será exibido nesta quinta em Florianópolis

Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

Assim que a exibição do documentário Eu Sou de Lá chegou ao fim no festival Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), em maio passado, um público comovido aplaudiu por minutos. Boa parte emocionada com a perseverança e vitórias dos universitários africanos que vivem em Florianópolis, outra parte tocada pela forma com que eles literalmente abriram as portas de suas casas para mostrarem seu cotidiano e de alguma forma reconstruir o ele entre Brasil e África. Dirigido pela jornalista Sansara Buriti, o filme foi eleito pelo Júri Popular como melhor curta da Mostra de Curtas Catarinenses do FAM e será exibido hoje na Fundação Cultural Badesc, na Capital.

::: Assista ao teaser oficial:


O curta-doc mostra as histórias dos estudantes vindos de países como Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau para estudarem na Universidade Federal de Santa Catarina. Sansara percebeu a existência de uma comunidade de africanos quando se mudou para um bairro próximo a universidade e em 2012 começou a produzir o vídeo.

— A gente aqui no Brasil é muito desinformado sobre África. Parou lá na história da escravidão e não saiu mais disso. A partir desse contato com eles conheci músicas de artistas africanos, passei a ler Ondjaki, Mia Couto, Chimamanda Ngozi Adchie, enfim, todo um universo se abriu — diz a diretora.

Com simplicidade bem honesta, o doc estabelece um diálogo de ideias e imagens que revelam diversos aspectos culturais dos africanos. Inclusive derruba o mito da democracia racial brasileira (muitos estudantes relataram casos de racismo e preconceito), além de trazer à luz um pouco da África contemporânea e seus filhos - uma boa provocação para nós brasileiros não pensarmos no continente apenas como berço dos nossos ancestrais.

Personagens como Jefferson Nefferkturu, graduado em Filosofia pela UFSC e estudante de Música da Udesc, ajudam a traçar paralelos entre seu país, Cabo Verde, e o Brasil. Para ele, por exemplo, a morna cabo-verdiana e o choro brasileiro são ritmos irmãos e compatíveis. Ele integra a banda Congo Brasil Funk, que tem uma música chamada Eu Sou de Lá e inspirou o título do documentário.

— Foi interessantíssimo participar. Foi intimista, ficamos à vontade para mostrar nosso cotidiano e escolher o que gostaríamos de mostrar. Com a cisão das ex-colônias portugueses, a história ficou fragmentada e tudo ficou um pouco no imaginário — diz.

Para passar a sensação de realmente entrar na vida desses estudantes, Sansara deu a eles uma câmera para que ficassem à vontade para mostrarem suas rotinas, sua intimidade em casa, ou filmarem conversas, coisas que gostam de fazer, sonhos e planos.

— Ver o resultado das gravações por eles foi a parte mais legal. Era sempre uma surpresa. Veio um pouco de tudo — conta.

Em vários meses de contato, Sansara e Alan Langdon (responsável pelo roteiro, câmera e edição) reuniram mais de 30 horas de gravação realizadas entre 2012 e 2013. O projeto foi contemplado pelo 7º Prêmio Armando Carreirão, edital de estímulo à produção audiovisual catarinense do Fundo Municipal de Cinema (Funcine).

Hoje, na Fundação Badesc, será exibido também o documentário musical Congo Brasil Funk, do músico Guilherme Ledoux. O curta de 12 minutos conta a história da banda homônima, que surgiu a partir do encontro entre um congolês, um caboverdiano e três brasileiros. O repertório é original e ousado, com músicas cantadas em francês, português e dialetos do Congo.

::: Agende-se

O quê: sessão dupla de cinema com os documentários Eu Sou de Lá, de Sansara Buriti, e Congo Brasil Funk, de Guilherme Ledoux
Quando: hoje, às 19h.
Onde: Cineclube da Fundação Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis). Após a exibição haverá bate-papo com diretores e equipe
Quanto: gratuito

DIÁRIO CATARINENSE
Eu sou de lá / Reprodução

Cena de festa de estudantes africanos gravada por Sansara Buriti para o documentário "Eu Sou de Lá"
Foto:  Eu sou de lá  /  Reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.