Notícias

Itapema FM  | 05/07/2014 10h01min

10 motivos pelos quais as pessoas não gostam mais do Facebook

Apesar de ter 802 milhões de usuários ativos, algumas mudanças atrapalharam a imagem da rede

Muitos sites e especialistas já anunciaram a morte do Facebook, mas as pessoas continuam usando a rede social. Atualmente, ela tem 802 milhões de usuários ativos. Porém, usar não quer dizer gostar. Ao longo dos anos, algumas atitudes da rede social fizeram com que ela passasse de um site cool para uma empresa antipática.

Confira 10 motivos pelos quais o Facebook perdeu a simpatia dos usuários:

1 - Facebook usou os usuários como ratos de laboratório

A mais recente atitude da empresa que revoltou os usuários foi uma pesquisa em que a rede social manipulou o feed de notícias de mais de 700 mil usuários para avaliar a influência dos posts no humor das pessoas. O estudo foi questionado por especialistas e a empresa se explicou dizendo que era "para melhorar os nossos serviços e para assegurar que o conteúdo visto pelas pessoas seja o mais relevante e engajador possível".

2 - Facebook e a nudez feminina

Outra polêmica recente foi a censura da rede social a fotos de mulheres amamentando. Mas, na verdade, o problema é mais antigo. Há muito tempo que a rede social bane qualquer aparição de mamilos, seja em fotos artísticas, de protesto ou relacionados à maternidade.

Em um estudo da Universidade de São Paulo, Wilheim Rodrigues, questiona a política de censura e os conceitos de pornografia e nudez na rede social. No estudo, ele mostra que imagens como a reprodução do quadro Nascimento de Vênus – presente em livros escolares – já foram banidas da rede, enquanto fotos sensuais têm o pedido de exclusão negado.

3 - Você não vê o que quer

Ao longo do tempo, o Facebook passou a fazer uma série de alterações nos filtros para decidir o que vai para o seu feed de notícias. O resultado é que, atualmente, um usuário comum, que receberia cerca de 1,5 mil publicações em um dia, recebe 300. As publicações são filtradas a partir do número de vezes que o usuário interage com a página ou perfil, quantas curtidas e comentários tem a publicação e se a publicação já foi escondida.

Além disso, o Facebook prioriza links de sites "com reputação" a imagens e publicações de texto. Para ver mais publicações de uma pessoa que você não interage muito, é preciso ir na página dela e solicitar notificações.

4 - Você vê o que não quer

Ao mesmo tempo que os usuários não recebem o conteúdo das páginas que curtem e dos amigos, há cada vez mais publicações patrocinadas no feed de notícias. Além das propagandas na lateral do layout. Ninguém gosta de spam.

5 - Cadê meus likes?

Para quem tem páginas, a situação é pior. O Facebook não mostra mais todas as publicações de uma página para os curtidores. Para receber as atualizações, é preciso ir na página e clicar em "obter notificações" – mas quase ninguém sabe disso. Cada vez menos pessoas recebem os posts, e o Facebook quer que quem produz conteúdo passe a pagar para ser visto pelos seus seguidores.

6 - Monitorando os usuários

Faz tempo que o Facebook rastreia o que o usuário faz na internet. Se você está logado na rede social, ela acompanha os sites que você acessa por meio de cookies para saber mais sobre você e direcionar publicidade. Ok, o Facebook não é a única empresa a fazer coisas do tipo, mas isso não melhora a situação.

7 - Mensagens privadas são privadas?

No final do ano passado, surgiu uma polêmica sobre se, de fato, as mensagens privadas do Facebook eram privadas. Dois americanos processaram a empresa por usar links compartilhados nas mensagens privadas para encaminhar publicidade direcionada. Segundo o processo, quando o usuário cola um link nas mensagens, o Facebook escaneia a mensagem, entende sobre o que o link trata e adiciona aquela informação ao banco de dados do usuário para encaminhar propagandas mais tarde.

8 - O e-mail forçado

Quatro anos atrás, o Facebook deu a todos os usuários um e-mail @facebook.com. Mas ninguém solicitou ou usou ele. Dois anos depois, a empresa tentou empurrar o e-mail goela a baixo colocando o endereço do e-mail no contato do perfil dos usuários.

9 - A constante mudança de layout

Todas as empresas precisam fazer mudanças no layout de tempos em tempos, mas isso não quer dizer que os usuários gostem. Nos últimos anos, o Facebook fez mudanças no layout mais de uma vez por ano. Inclusive, voltando atrás. Em 2013, foi anunciado um novo layout que começou a ser distribuído. Porém, depois de um tempo, a rede social desistiu do novo layout e desenvolveu um outro completamente diferente.

10 - O filme

Sim, "A Rede Social" é apenas um filme baseado na história do Facebook. Mas, se alguém gostava de Mark Zuckerberg antes, mudou de ideia depois do filme. Zuckerberg foi retratado como alguém que roubou a ideia do site, escanteou o sócio que financiou o projeto e só criou a empresa motivado pelo fim de um relacionamento.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.