Notícias

Itapema FM  | 24/06/2014 07h31min

Livro revela diversidade cultural e social dos alunos da Escola Bolshoi, em Joinville

Fotos são assinadas por Henrique Pontual. o fotógrafo acompanhou os alunos durante dois anos

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Mais de 16 mil quilômetros percorridos e 15 mil fotografias fazem parte dos números que ajudaram o fotógrafo Henrique Pontual, do Rio de Janeiro, a alcançar uma micro fatia de histórias de vidas em torno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, instalada há 14 anos em Joinville. Henrique saiu de uma visita à instituição obstinado a conhecer a origem de alunos que vêm de diversos cantos do País e encontrou vidas transformadas, dramas familiares e realidades por vezes chocantes.

As imagens que preenchem o livro Escola Bolshoi — Arte e Cidadania foram captadas durante o período de férias da escola com a intenção de que os próprios alunos apresentassem suas famílias. Enquanto alguns eram recebidos com toda a pompa, outros amargavam o desprezo.

– Fiquei admirado com o autocontrole desses jovens para suportar histórias de vida por vezes trágicas – afirma o fotógrafo.

Por outro lado, Henrique constatou que a transformação oportunizada pela escola tem um raio maior de alcance. Muda não só os alunos, que começam a ter uma perspectiva de futuro, mas também seus familiares.

– Em alguns casos, percebi que os irmãos também começaram a buscar alguma forma de profissionalização. A transformação atinge até a comunidade, que passa a ter um bom exemplo a seguir.

A instituição oferece profissionalização em dança para muitas crianças de baixa renda. Todos os alunos têm bolsas de estudo e muitos vêm de convênios com outros Estados, responsáveis pela moradia e a manutenção das crianças durante os seus estudos em Joinville. Hoje a parceria acontece com Rondonópolis (MT), Camaçari (BA), Valença (BA) e Teresina (PI).

Henrique viajou durante dois anos para Mato Grosso, Piauí, Bahia, Paraíba e Distrito Federal. Fez algumas paradas em Joinville e acompanhou a escola em uma turnê pelo Nordeste.

Escola Bolshoi – Arte e Cidadania será lançado nesta quarta-feira, às 10 horas, na sede da escola. O evento é aberto ao público. Nesta terça, Henrique e o produtor Luiz Kerche participam de uma palestra sobre os bastidores da produção, às 18h15. A obra já foi lançada em Moscou, na Rússia. Depois de Joinville, um evento de apresentação também deverá acontecer em Brasília.



Foco em dança

Henrique conheceu a instituição em 2010, no lançamento de sua segunda obra sobre dança, a fotobiografia Vida e Palco – Cecília Kerche, durante o 28º Festival de Dança de Joinville. A diversidade cultural dos alunos chamou a atenção do fotógrafo. Com realização da KBMK Empreendimentos Culturais, o projeto foi aprovado para captação de recursos via Lei Rouanet.

A obra sobre a única sede do Bolshoi fora da Rússia é a terceira com o tema dança assinada por Pontual. A primeira foi comemorativa ao centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com registros de pessoas que fazem parte de uma das instituições de balé mais importantes do país. Cecília Kerche foi o foco do segundo trabalho do fotógrafo. Vida e Palco prestou uma homenagem aos seus 20 anos de carreira internacional da bailarina.

O livro sobre a escola de Joinville tem textos de Tenara Gabriela, produção executiva de Luiz Kerche, produção de Karla Kalife e curadoria artística de Cecilia Kerche.

O QUÊ: lançamento do livro Escola Bolshoi – Arte e Cidadania.
QUANDO: quarta, às 10 horas. Nesta terça haverá uma palestra com o fotógrafo, às 18h15.
ONDE: sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, anexo ao Centreventos Cau Hansen.
QUANTO: entrada gratuita.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.