Notícias

Itapema FM  | 19/06/2014 06h01min

"Como Treinar o seu Dragão 2" estreia nos cinemas nesta quinta-feira

Na nova história, Soluço e Banguela vivem uma aventura mais sombria e perigosa

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Uma grata surpresa quando estreou, em 2010, Como Treinar o seu Dragão conquistou públicos de todas as idades com uma animação cheia de aventura aliada a uma história emocionante e sensível.

Não é surpresa, portanto, que uma sequência fosse encomendada pelo estúdio visando mais um sucesso de bilheteria. Então, chega hoje às telas de cinema Como Treinar o seu Dragão 2 – e o espanto vem da percepção de que este consegue até mesmo superar seu antecessor em qualidade e originalidade.

Quando foram apresentados ao público, no primeiro filme, Soluço e Banguela eram uma dupla improvável. O primeiro, um menino viking que não parece ter a menor aptidão para lutas e caçadas, deve capturar e matar um dragão como parte do ritual de passagem para a maturidade.

O segundo é um pequeno dragão que, ao ser preso, perde parte da caUda e não pode mais voar, mas ganha a compaixão de Soluço, que passa a treiná-lo para que possa se recuperar.

Com esta amizade, conseguem transformar a relação entre humanos e dragões. Por isso, quando o segundo filme tem início, a realidade mudou no vilarejo de Berk, e todos vivem em harmonia.

Em contrapartida, ainda que cinco anos tenham se passado, tudo parece igual: Astrid, agora namorada de Soluço, continua sendo a melhor guerreira; Perna-de-Peixe , Melequento e os gêmeos Cabeçadura e Cabeçaquente ainda são uns tolos; e a relação entre Soluço e seu pai, Stoico, continua complicada – principalmente agora que Stoico pretende deixar a liderança da tribo e passar este cargo ao rapaz, que não sente-se à altura da função.

Ele prefere passar seu tempo explorando o mundo ao lado de Banguela, e é quando descobre que há um guerreiro, Drago, que pretende formar um exército de dragões, abalando a nova ordem criada por Soluço.

Mas Como Treinar o seu Dragão 2 vai além da ação voltada às batalhas e amplia a complexidade dramática ao revelar um elemento novo à história do protagonista: enquanto vive esta aventura, ele descobre que sua paixão por dragões pode ter nascido muito antes, com sua mãe. Ela reaparece na vida do jovem e revela-se uma protetora dos animais, a primeira grande treinadora de dragões.

A atmosfera também fica diferente, muito mais sombria, e como prova de que o mundo de Soluço está sendo ampliando junto com sua maturidade, a ação deixa os limites da ilha para se passar por todo o hemisfério norte.

Muito mais do que um belo filme infantil – que, como o primeiro, traz lições importantes sobre tolerância e respeito –, Como Treinar o seu Dragão 2 é uma excelente obra cinematográfica, que ainda pode ser um estudo sobre o bem e mal, já que guerra e paz são tratados de forma séria, sem didatismo nem hipocrisia.

Com a promessa de um novo filme em 2016, aos espectadores pode ficar a expectativa de uma nova história – e, com ela, talvez mais provas de como fazer uma boa sequência.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.