Notícias

Itapema FM  | 17/06/2014 19h25min

YouTube pode tirar do ar vídeos de artistas independentes

Adele, Arctic Monkeys e Jack White, além dos brasileiros Titãs, Cidade Negra e Rodrigo Amarante estão entre os nomes

Está perto do fim a queda de braço travada entre Google e artistas representados por gravadoras independentes anunciada no mês passado. E o fim é trágico para artistas e público. É que Robert Kyncl, um executivo da empresa, anunciou que quem não aceitar os novos termos propostos pelo Google terá seus vídeos retirados do YouTube "nos próximos dias". Entre estes artistas estão Arctic Monkeys, Adele e Jack White.

Tudo isso por causa de um novo serviço de streaming que o Google planeja lançar em breve. Para conseguir o maior número de artistas, o Google teria dito aos artistas: ou aceitam todos os termos do novo serviço ou terão seus vídeos retirados do YouTube (site que pertence ao Google).

A Worldwide Independent Network (WIN), que representa artistas independentes de todo o mundo (inclusive do Brasil), disse que os termos eram "altamente desfavoráveis com termos inegociáveis e taxas subvalorizadas no mercado" e não os aceitou. Agora, artistas vinculados à WIN devem arcar com as consequências.

No Brasil, algumas grandes gravadoras são representadas pela WIN. Entre elas, a Som Livre, que tem entre seus artistas gente como Titãs, Latino, Jorge e Mateus, Pollo, Rodrigo Amarante, Cidade Negra e Silva. É possível que clipes de todos eles sejam retirados do ar.

Segundo Kyncl, cerca de 90% das gravadoras teriam aceitado os termos propostos. "Estamos pagando de maneira justa e de acordo com a realidade da indústria", o chefe de parcerias em conteúdo do YouTube disse ao Financial Times. Ele ainda garantiu que o Google deve começar testes internos do novo serviço em breve.

YouTube / Reprodução

O Arctic Monkeys, desse menino Alex Turner aí na foto, pode ter todos os seus clipes retirados do YouTube
Foto:  YouTube  /  Reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.