Notícias

Itapema FM  | 18/06/2014 10h01min

Confira a nova safra de possíveis indicados ao Oscar

Zero Hora lista filmes que despertam o burburinho inicial para a nova temporada de prêmios do cinema norte-americano

Marcelo Perrone  |  marcelo.perrone@zerohora.com.br

Com o Oscar 2014 ainda fresco na memória, a dinâmica engrenagem de Hollywood já coloca na esteira os possíveis convidados para a festa de 2015. Zero Hora lista, em grupos temáticos, filmes que despertam o burburinho inicial para a nova temporada de prêmios do cinema norte-americano. Alguns títulos já têm previsão de estreia no Brasil.

Os astros da vez

Vencedor do Oscar de melhor ator em 2014, com Clube de Compras DallasMatthew McConaughey  se destaca no elenco da ficção científica Interestelar, com estreia mundial em novembro. O filme de Christopher Nolan (da trilogia Batman e do enigmático A Origem) acompanha as experiências de cientistas diante de viagens no tempo-espaço e da exploração de universos paralelos. Já Michael Fassbender busca repetir a indicação com um papel de peso, em Macbeth, no qual tem como parceira Marion Cotillard. O filme de Justin Kurzel é uma das duas adaptações do clássico de Shakespeare a caminho. A outra, não muito badalada, tem Terrence Howard como protagonista. Merece atenção também Timothy Spall, conhecido por seus trabalhos como coadjuvante, que pode entrar na briga com Mr. Turner, de Mike Leigh, sobre a vida do pintor impressionista inglês J.M.W. Turner. Spall foi consagrado com o prêmio de melhor ator no recente Festival de Cannes.

Cinebiografias musicais

Jersey Boys, de Clint Eastwood Foto: Warner / Divulgação

No bloco que já valeu prêmios a produções como Ray (2004) e Johnny & June (2005), estão agora Jersey Boys, de Clint Eastwood, e Get on Up, de Tate Taylor. O primeiro, com estreia nos EUA no próximo fim de semana (dia 26 no Brasil), adapta um musical de sucesso da Broadway para contar a história do grupo pop dos anos 1960 The Four Seasons e seu líder, Frankie Valli (vivido por John Lloyd Young). O outro, em cartaz nos EUA a partir de agosto, ilumina vida e obra do astro da soul music James Brown (papel de Chadwick Boseman) – estreia dia 1º de agosto nos EUA, sem previsão de chegada por aqui.

Atrás da câmera

Determinada a ser reconhecida também como diretora, a exemplo de colegas como Clint Eastwood,  Warren Beatty, Kevin Costner e Mel Gibson, Angelina Jolie lança em dezembro seu segunda longa de ficção, após Na Terra de Amor e Ódio (2011). Em Unbroken,ela conta a história real do americano Louis Zampieri, protagonista de uma trajetória épica muito valorizada pela Academia. Corredor olímpico, ele servia como aviador na II Guerra quando foi abatido durante a campanha no Pacífico, ficando semanas à deriva no mar em um bote até ser preso e torturado pelos japoneses. Zampieri é vivido por Jack O’Connell. Angelina recrutou parceiros de peso para tocar o ambicioso projeto. O roteiro, adaptado do livro homônimo, tem entre os autores os irmãos Joel e Ethan Coen, e quem assina a fotografia é Roger Deakins, que, apesar de 11 indicações, nunca levou o Oscar da categoria.

Estofo autoral

O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson Foto: Fox / Divulgação

Filmes que não miram o sucesso de bilheteria tão apreciado em Hollywood mas que exibem reconhecido empenho autoral costumam ser prestigiados. Em 2014, um dos títulos em destaque é O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson (do recente Moonrise Kingdom). Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, o longa apresenta Ralph Fiennes como gerente de um hotel da Hungria que, no período entre as duas grandes guerras mundiais, fica às voltas com o desaparecimento de uma valioso quadro – estreia 3 de julho no Brasil. Neste time, pode figurar o novo de Woody Allen, responsável pelo Oscar de melhor atriz que Cate Blanchett ergueu no começo do ano, por Blue Jasmine. Em Magic in the Moonlight (25 de julho nos EUA e 28 de agosto no Brasil), ele apresenta a história de um caçador de charlatões mediúnicos (Colin Firth) que se encanta por garota que diz ter poderes paranormais (Emma Stone). Dois longas americanos badalados em festivais internacionais se credenciam neste grupo: Boyhood, de Richard Linklater, prêmio de direção em Berlim, e Foxcatcher, de Bennett Miller, melhor diretor em Cannes.

As estrelas da vez

Julianne Moore em Maps to the Stars Foto: Prospero Pictures / Divulgação

Figura onipresente nas últimas edições do Oscar – ganhou a estatueta de melhor atriz com O Lado Bom da Vida (2012) –, a jovem Jennifer Lawrence repete a parceria com o colega Bradley Cooper em Serena, drama de época ambientado na Grande Depressão. Quem dirige a dupla é a dinamarquesa Susanne Bier, vencedora do Oscar de filme estrangeiro com Em um Mundo Melhor (2010). Outra que pode voltar à festa, pela sexta vez, é Amy Adams, protagonista de Big Eyes, cinebiografia da pintora americana Margaret Keane assinada por Tim Burton. Sonhando com uma volta por cima, Reese Witherspoon está em Wild, história real de uma aventureira solitária, com direção de Jean-Marc Vallée (de Clube de Compras Dallas). Nunca se pode subestimar a recordista de indicações (18) Meryl Streep, que vive uma bruxa má em Into the Woods, adaptação de um musical de sucesso a cargo de Rob Marshall, que estreia nos EUA em dezembro. Tem quem aposte que chegou a vez de Julianne Moore  ser reconhecida pela Academia, após quatro indicações. Ela é a estrela de Maps to the Stars (2014), crítica à corrida pela fama dirigida por David Cronenberg, que já valeu a Julianne o troféu de melhor atriz na última edição do Festival de Cannes.


> Confira mais notícias de entretenimento

Weinstein Company / Divulgação

Michael Fassbender e Marion Cottilard no filme Macbeth (2014)
Foto:  Weinstein Company  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.