Notícias

Itapema FM  | 03/06/2014 17h43min

Grupo Joinville de Ontem faz sucesso no Facebook e mexe com a nostalgia

Criado há três meses, já acumula mais de 5 mil membros

Em 2 de fevereiro de 1965, o menino de seis anos que Valmir José Santhiago era viu o céu ficar vermelho sobre Itajaí. Ainda que muitos cidadãos gritassem que era o fim  do mundo, e boa parte da cidade — ou pelo menos aqueles que tinham carros ou carroças — começassem a fugir em direção a Joinville, o que acontecia era um incêndio em um navio petrolífero que ficou marcado na história do município.

Em 18 de fevereiro de 2014, Valmir relembrava este momento ao visitar a página Itajaí de Antigamente. Apaixonado por história, ele pensou em fazer algo parecido para Joinville, cidade que havia adotado como sua aos 16 anos, depois de ter passado a infância se dividindo entre Itajaí, Joinville e Santos.

— Me dei o luxo de sair caminhando e sentar na praça [Nereu Ramos]. Fiquei olhando o palacete Schlemm e decidi tirar uma foto dele. Foi a primeira foto postada no grupo Joinville de Ontem — relata Valmir.

Naquele dia, ele criou o grupo no Facebook, ainda sem imaginar a repercussão que esta atitude teria. Em três meses, a página ganhou 5 mil membros e recebe postagens diárias de seus integrantes. São fotos de paisagens e imóveis que podem datar do fim do século XIX aos anos 1990 — contanto que o cenário já esteja muito diferente do que era visto na imagem.

Além disso, fotos de pessoas, documentos, recortes de almanaques e jornais também fazem parte deste grande arquivo online criado pelos apaixonados nostálgicos participantes do Joinville de Ontem. O grupo ainda serve para monitorar casas antigas que estão abandonadas, mostrando registros atuais destes imóveis que, segundo os integrantes, devem ser preservados.



— Cada foto é enriquecida pelos comentários dos outros membros. É como um artista que vai pintando um quadro, e a cada nova pincelada você vai entendendo melhor do que se trata. Hoje, o grupo conta com presenças ilustres como Jutta Hagemman, que é um poço de sabedoria, e Juarez Machado, com suas fotos antigas — avalia Valmir.

.::Confira a página especial Minha História, Meu Patrimônio::.

Ele e outros membros do grupo, como uma das administradoras, Carmen Silvia Fuchsberger, estão planejando um evento para que a troca de histórias deixe o espaço cibernético e ganhe o mundo físico. Ainda em fase de organização, o encontro dos membros deve ocorrer em setembro.



Conheça outros grupos e páginas do Facebook para viver a nostalgia em Joinville.

Joinville de Ontem

Imagens Antigas de Joinville

Palácio dos Príncipes

Theatro Municipal de Joinville

A NOTÍCIA
Arquivo Pessoal / Reprodução

Foto do centro de Joinville publicada no grupo Joinville de Ontem
Foto:  Arquivo Pessoal  /  Reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.