Notícias

Itapema FM  | 03/06/2014 06h01min

Aprender uma segunda língua pode retardar envelhecimento do cérebro

Pesquisa mostra que benefício ocorre mesmo quando aprendizado começa na vida adulta

Uma nova pesquisa revelou que aprender uma segunda língua pode causar um efeito positivo no cérebro, retardando o seu envelhecimento. O benefício é observado mesmo quando o aprendizado tenha começado já na fase adulta. As descobertas, realizadas pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, foram publicadas na revista Annals of Neurology.

A pesquisa foi aplicada em 262 pessoas com 11 ou 70 anos. Um estudo anterior já havia sugerido que ser bilíngue poderia retardar o aparecimento da demência por vários anos. Os testes tinham o objetivo de averiguar se o aprendizado de línguas melhora as funções cognitivas.

O cientista Thomas Bak, do Centro de Envelhecimento da Universidade de Edimburgo, comandou os trabalhos e disse que encontrou o padrão significativo de melhorias na atenção, foco e fluência das atividades cerebrais.

— Essas descobertas são de importância prática significativa. Milhões de pessoas em todo o mundo aprendem uma segunda língua mais tarde. Nosso estudo mostra que o bilinguismo sempre irá retardar o envelhecimento do cérebro — avalia.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.