Notícias

Itapema FM  | 30/05/2014 06h01min

13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa neste sábado

Festival ocorre no Teatro Pedro Ivo com programação gratuita que inclui exibição de filmes, sala de leitura, videoteca, brinquedoteca, oficinas e apresentações

Não se pode subestimar as crianças. E nem considerar que qualquer desenho colorido e uma história boba irão cativar a atenção delas. Por isso as produções voltadas a elas pedem conteúdo inteligente e sensibilidade para entender a sua disposição emocional. Neste ano, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis traz um cinema maduro e consistente, com uma seleção impecável para este público. O evento abre amanhã no Teatro Pedro Ivo com a pré-estreia do longa nacional O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza Zenha.

A décima terceira edição da mostra ocorre em menos dias do que nos anos anteriores — nove no total, de amanhã a 8 de junho — mas tem programação mais intensa. O Teatro Pedro Ivo se transformará num centro cultural para a infância, com sala de leitura, videoteca, brinquedoteca, oficinas e apresentações no Palquinho. Outra novidade é que toda o evento é gratuito e aberto ao público. E a pipoca também é grátis.

— Todos os longas são muito bons e pela primeira vez temos quatro brasileiros — afirma Luiza Lins, diretora da Mostra, destacando a quantidade das produções nacionais no segmento que nos anos anteriores limitavam-se a uma ou duas.

O festival destaca também os curtas-metragens para crianças. Serão 64, incluindo alguns exibidos na edição passada do Anima Mundi de países como Rússia, Hungria e Reino Unido, além de filmes do Japão, Noruega, Colômbia, Uruguai e Brasil na sessão ComKids.

— Acho que quem está trabalhando com esse público está se superando e buscando conhecer e entender o universo infantil. E os curtas têm o formato ideal para as crianças e para a escola, porque não cansam — diz Luiza.

Programação paralela

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é hoje um dos principais eventos do gênero no Brasil. Em paralelo às exibições de filmes, promove fóruns, palestras, oficinas, cineclubes, rodas de conversa com diretores e atores e programação para adultos. Neste ano os debates serão em torno da relação da criança com a cidade — e a importância do assunto para a sociedade.

E a Mostra não se restringe apenas a Florianópolis. Com o Circuito Catarinense de Cinema Infantil, as produções do catálogo já estão circulando por 156 cidades do Estado. Além disso, elas também serão exibidas em escolas municipais da Grande Florianópolis por meio da Mostra Itinerante de Cinema Infantil. Programação completa e informações sobre quais cidades recebem o Circuito no site www.mostradecinemainfantil.com.br.

:: Agende-se

O quê: 13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: de amanhã a 8/6
Onde: Teatro Pedro Ivo (Rod. SC-401, 4.600, Saco Grande, Florianópolis)
Quanto: Gratuito

Informações: www.mostradecinemainfantil.com.br

Destaques da programação

Sábado

:: 14h — Abertura da Mostra

O Menino No Espelho
, de Guilherme Fiúza Zenha (Ficção, Brasil, 2014)

Filme baseado no livro homônimo de Fernando Sabino com os atores Mateus Solano e Regiane Alves. Lino Facioli, da série Game of Thrones, interpreta Fernando - o menino no espelho, um garoto de 10 anos cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com essas tarefas enquanto ele poderia se divertir. Até que, um dia, é exatamente isso que acontece: seu reflexo deixa o espelho e ganha vida. Diretor e atores estarão presentes para um bate-papo após exibição do filme.

Domingo

:: 16h — Sessão Curtas Brasil 1

O Balãozinho Azul, de Fáuston da Silva (Ficção, Brasil, 2013)

Filme inspirado em Le Ballon Rouge (1956) de Albert Lamorisse. Conta a história de uma garotinha que vem do interior para morar com a tia, mas nunca recebe carinho e torna-se a serviçal da casa. Ela vive triste até que o encontro com um simples balão azul se transforma em uma mágica amizade.

:: 18h — Sessão Clássicos do Cinema

Balão Vermelho, de Albert Lamorisse (Ficção, França, 1956)

Um conto mágico sobre o garoto que encontra um balão vermelho preso a um poste de iluminação numa rua de Paris. Ao ser libertado, o balão passa a seguir o menino por todos os lugares como um amigo inseparável, causando a admiração de todas as pessoas da vizinhança e a inveja de outras crianças.

Sábado, 7/6

:: 10h30min — Sessão Nacional

Minhocas, de Paolo Conti e Arthur Nunes (Animação, Brasil, 2013)

Cavados acidentalmente para fora da terra e levados a uma loja de reciclagem de solo, Junior e seus amigos Nico e Linda procuram uma forma de voltar para casa, mas antes eles precisam impedir os planos de um terrível tatu-bola que pretende transformar todas as minhocas do mundo em zumbis escravos. O filme foi produzido em Santa Catarina e haverá bate-papo com o diretor após a exibição.

:: 14h — Sessão Internacional

Anina, de Alfredo Soderguit (Animação, Uruguai, 2013)

Anina estuda em uma escola primária de Montevidéu. Ela tem uma melhor amiga, mas não se dá nada bem com a colega Yisel, com quem tem uma briga feia e acaba recebendo uma suspensão. Durante esse período, a menina comenta a sua vida: os pais, as refeições, as vizinhas fofoqueiras, seus sentimentos, suas alegrias e seus medos. A dublagem será ao vivo.

:: 16h — Sessão Curtas Brasil

Taí ó, Uma Aventura na Lagoa, de Mauricio Venturi, ficção, SC


A história de João, um garoto que foge de casa e decide ir atrás de sua avó, conhecida como bruxa na Costa da Lagoa, onde só se chega de barco. No caminho, ele conhece Zé, um menino nativo que será seu parceiro e guia no desafio. Os dois começam uma amizade e aventura repleta de descobrimentos pela Lagoa da Conceição, reduto das lendas da Ilha de Santa Catarina. Bate-papo com atores e diretor após a exibição.

Domingo, 8/6

:: 16h — Show de encerramento

Pelo Mundo com Mawaca

Espetáculo propõe uma viagem por diversos lugares do mundo, como França, Albânia, Tanzânia, Índia, Portugal, Israel e Brasil, por meio de uma trama de sons e histórias que educam e entretêm a plateia mirim.

Quanto: R$ 20 / R$ 10 (meia)

Navegue no documento abaixo para ver a programação completa:
(*Use as setas para rodar as páginas e dar zoom no documento)

DIÁRIO CATARINENSE
Reprodução / Reprodução

Cena de "Anina", longa-metragem do diretor uruguaio Alfredo Soderguit
Foto:  Reprodução  /  Reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.