Notícias

Itapema FM  | 28/05/2014 09h39min

Agendamento dificulta eventos culturais no Teatro Juarez Machado em Joinville

Neste ano, o palco com capacidade para 500 pessoas levou arte ao público em pouco menos da metade dos 44 eventos realizados

O Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen e único espaço público para espetáculos em Joinville, tem agenda cheia. Mas se engana quem pensa que a programação é integralmente mantida por apresentações culturais.

Desde janeiro, o palco com capacidade para 500 pessoas levou arte ao público em pouco menos da metade dos 44 eventos realizados. Foram 20 espetáculos de dança, música e teatro nestes quase cinco meses. O número ainda é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando teve apenas 11.

<< Palco pede plateia em Pomerode e Balneário Camboriú >>

Como a gestão do espaço é feita pela Fundação Cultural de Joinville, a coordenadora do teatro, Marivete Cardoso, conta que o sistema de agendamento de ocupação acontece duas vezes por ano — o próximo será em agosto — e busca priorizar o setor artístico. Quando há datas vagas, a coordenação preenche com palestras e reuniões das secretarias do município, eventos privados e ensaios de grupos de dança e da Orquestra da Cidade. 

— A pauta é aberta e ocupada por ordem de chegada. Se houver eventos para o mesmo dia, a prioridade é para a cultura. Em alguns casos, os eventos passam por uma comissão de análise — afirma Marivete.

Antecedência preocupa produtores

Para a produtora Diane Maria Rauber, que trouxe os espetáculos Os Improváveis e Deu Branco em janeiro e março deste ano, o que dificulta a utilização do Juarez Machado é justamente a antecedência com que o evento precisa ser confirmado:

— Geralmente alguns espetáculos passam pela região e não consigo fechar a apresentação em Joinville por não haver vagas.

A programação cultural acaba se dividindo para outros espaços de Joinville, como os teatros do Sesc, da Associação Joinvilense de Teatro, da Sociedade Harmonia-Lyra e da Liga de Sociedades. Quando conta com patrocínio privado, a produtora Albertina Tuma diz que também procura espaços alternativos. Nesta busca, até os shoppings entram na programação:

— Para alguns espetáculos que exigem grande produção, o Juarez Machado fica pequeno.

JORNAL DE SANTA CATARINA
Diorgenes Pandini / Agencia RBS


Foto:  Diorgenes Pandini  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.