Notícias

Itapema FM  | 27/05/2014 15h54min

Seis projetos catarinenses são selecionados pelo Rumos do Itaú Cultural

Programa irá distribuir R$ 11 milhões entre 104 iniciativas do País e exterior

RAFAELA MAZZARO*  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Seis projetos catarinenses estão entre os 104 contemplados pelo programa Rumos 2013/2014, do Itaú Cultural, que teve número recorde de inscrições nesta 16ª edição. Foram enviadas 15 mil propostas de todo o Brasil e de outros 32 países. Ao todo, o programa irá distribuir R$ 11 milhões entre as iniciativas.

Os catarinenses selecionados vêm com propostas contemplando diferentes áreas artísticas – audiovisual, performance, literatura, dança e música –, sendo o quarto estado com maior número de aprovação.

– Santa Catarina nos surpreendeu pela qualidade dos projetos inscritos – observa a gerente do núcleo de comunicação do Rumos, Ana de Fátima Sousa.

Diferentemente dos outros anos, o Rumos abriu as fronteiras do edital para que os proponentes tivessem liberdade para propor projetos fora dos modelos convencionais de editais culturais. Como explica Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, ao buscar romper com o recorte por formas de expressão, que viciam a demanda cultural, o Rumos ficou aberto às possibilidade de intercâmbio entre as áreas artísticas e projetos inovadores. Em vez de sugerir modalidades, o edital deu liberdade para que os artistas definissem o que queriam realizar no tempo previsto e com os recursos que achassem mais convenientes.

O Grupo Cena 11 de Dança, de Florianópolis, foi um dos que embarcaram na proposta de romper fronteiras e acabou envolvendo o projeto Protocolo Elefante em cinco categorias. Para reinventar a própria identidade, a companhia com 21 anos de estrada irá desenvolver, no período de um ano e meio, encontros com outros três artistas, que devem propor ações para o grupo, e atividades solos e em conjunto que contribuirão para a criação de um novo espetáculo. Antes da estreia, os bailarinos também irão embarcar para uma residência artística no Japão.

– O isolamento sociocultural vai ajudar a nos reconhecermos melhor – garante o Alejandro Ahmed, diretor da companhia.

Os 15 mil inscritos também contribuirão para traçar um diagnóstico cultural do País e renderá publicações do Itaú Cultural. A equipe ainda estuda se o edital do ano que vem seguirá os mesmo moldes.

Veja quem são os contemplados catarinenses
 
— Almofada de Penas, de Joseph Specker Nys (produção de obra: curta-metragem), de Florianópolis.
 
— Na Tela Rútila das Pálpebras, de Josely Maria Biscaia Vianna Baptista (pesquisa; produção de obra; publicação), de Florianópolis.
 
— Protocolo Elefante, do Cena 11 (articulação; formação; pesquisa; produção de obra; residência), de Florianópolis.

— Seminário Brasileiro de Improvisação Musical, da Base Cultural Produções Artísticas (articulação; oficinas, seminários, encontros e similares), de Florianópolis.
 
— Tubo de Ensaio. Composição [Interseções + Intervenções], de Jussara Janning Xavier (articulação; documentação; formação; oficinas, seminários, encontros e similares; pesquisa; publicação; crítica),
de Florianópolis.
 
— Jardim de Passagem, de Teresa Maria Siewerdt (produção de obra), de Rio do Sul.


* A repórter viajou para São Paulo à convite do Itaú Cultural.

A NOTÍCIA
Divulgação / Divulgação

Grupo Cena 11 teve o projeto Protocolo Elefante selecionado
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.