Notícias

Itapema FM  | 26/05/2014 10h02min

Jogatina: livro "Console Wars" revela bastidores do mercado dos games

E mais: palestra sobre Oculus Rift em POA e o novo game da Malévola

Gustavo Brigatti  |  gustavo.brigatti@zerohora.com.br

ESPREME QUE SAI PIXEL

Inter ou Grêmio? Coca ou Pepsi? Xuxa ou Angélica? Disputas assim não eram nada nos anos 1990. Na época, a gurizada se dividia mesmo entre Sega e Nintendo, as duas então maiores desenvolvedoras de videogames do mundo. Agora, os bastidores dessa guerra são revelados em Console Wars, livro do jornalista americano Blake J. Harris.

Sem previsão de ser lançado no Brasil, Console Wars é feito para quem se interessa pelo que se passa por trás dos zilhões de pixels brilhantes numa tela. Harris, aliás, pouco se detém na criação de jogos ou de consoles: o negócio dele é contar como um bando de rebeldes sem-noção montou a Service Games – depois Sega – e decidiu peitar o maior titã da indústria do entretenimento daquele momento, a Nintendo.

A briga não foi limpa, especialmente dentro das empresas. Harris conta que, durante o desenvolvimento do Sonic, cotado para ser o mascote da Sega e concorrer com o Mario da Nintendo, os setores americano e japonês não conseguiam se entender a respeito do visual do personagem: um deles queria o porco-espinho azul com dentes afiados, uma guitarra a tiracolo e que tivesse uma namorada humana gostosona. Venceu o bom senso.

Console Wars deve chegar em breve aos cinemas pelas mãos de Seth Rogen (Ligeiramente Grávidos, O Virgem de 40 Anos) numa produção da Sony – ironicamente, a empresa responsável por quebrar a Sega e a Nintendo na virada dos anos 2000 com o lançamento do PlayStation.

"THE LAST OF US" DE NOVO

Enquanto a nova geração de consoles não mostra a que veio, grandes blocksbusters da antiga geração estão ganhando versões remasterizadas. Um dos mais aguardados é The Last of Us, premiadíssimo título de 2013 que volta agora para o PlayStation 4 e acaba de entrar em esquema de prévenda. O drama em alta definição de Ellie e Joel deve ser lançado em agosto no Brasil ao preço de R$ 179. A expansão Left Behind e mapas de multiplayer estarão inclusos.

UM NINJA ENTRE NÓS

A Brasil Comic Con, que ocorre em novembro em São Paulo, confirmou mais um grande nome do universo nerd: Jiraiya. Sim, Toha Yamaji, o sucessor de Togakure, o único ninja da história a pilotar um robô gigante no formato de um samurai. Takumi Tsutsui, o ator que interpretava e dublava o incrível ninja, dará palestra, distribuirá autógrafos e, quem sabe, manejará a famosa Espada Olímpica. Os ingressos para a Brasil Comic Con podem ser adquiridos no site oficial do evento.

VIRTUALIDADE REAL

Realidade virtual sempre foi uma distante... realidade. Mas agora parece que a coisa está andando, e um dos responsáveis por entregar a tão desejada experiência virtual deverá ser o Facebook. O trabalho da rede de Mark Zuckerberg na área será um dos tópicos do curso Facebook: New Experiences, que o analista e desenvolvedor de sistemas Alan Miño ministra nos dias 9 e 10 de junho, no Urban Concept Offices (Carlos Gomes, 1.492). Entre os exemplos estará o emprego do Oculus Rift, aparelho de realidade virtual comprado pelo Facebook e com altíssimo potencial para videogames. O curso será das 19h30min às 22h30min e custa R$ 299. Inscrições no site www.caminhozero.com.br/cursos.

PERDEU, MALÉVOLA

O que você espera de um joguinho de celular? Eu espero alguma originalidade e poder jogar com uma única mão. Malévola, game baseado no filme da Disney que estreia nesta quinta-feira, só satisfaz meu segundo desejo. Versão pobre e algo sacana do Candy Crush, o game é incapaz de engajar o vivente por mais de uma semana. Parei na fase 40, quando ele praticamente obriga o jogador a gastar uns pilas para avançar. Disney, você entendeu tudo errado, minha filha. Mais sorte no filme com a Angelina Jolie.

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.