Notícias

Itapema FM  | 20/05/2014 12h34min

Três exposições abrem no Museu de Arte de Joinville nesta quarta-feira

Fotografias, instalações e um coletivo de artes preenchem o galpão da Cidadela Cultural até julho

O Museu de Arte de Joinville abrirá nesta terça-feira, às 19 horas, três exposições nos Anexos 1 e 2 da Cidadela Cultural. As obras de Fronteiras Perdidas: limites dissolvidos entre o abstrato e o figurativo, A Fábrica de Imaginação e Uma Cor Atravessada ficarão expostas até o dia 6 de julho.

A exposição fotográfica Fronteiras Perdidas: limites dissolvidos entre o abstrato e o figurativo, de Fábio Salun, ficará no Espaço Anexo 1. Com curadoria de Nadja Lamas, a mostra é um recorte da produção do artista e busca refletir sobre o problema dos limites no campo do olhar.

Por meio de sua poética pessoal, Fábio Salun dissolve os limites impostos pela modernidade e, nos detalhes, interroga o que é a abstração a partir da própria figuração.

No Espaço Anexo 1, ainda haverá a abertura da exposição A Fábrica de Imaginação, instalação apresentada pelo artista Romero. A obra constitui-se na colocação e sobreposição de engrenagens, correntes, placas indicativas, tubulações metálicas, argila, materiais elétricos em geral, telhas, peças de metais distintas entre si, lâmpadas, tudo em harmonia e compasso representando uma fábrica e suas máquinas.
Dentro de uma casinha, há um DVD que irá gerar os sons da fábrica, ruídos e interferências sonoras.

— Elas, as fábricas, produziram nosso passado, produzem nosso presente e continuarão produzindo nosso futuro, eternamente. Portanto, a fábrica e todas suas engrenagens aqui representadas têm como objetivo elevar a nossa imaginação, aguçando nossos sentidos através dos sons, de como vemos a fábrica, de como a sentimos e onde ela poderá nos levar — afirma Romero.

Já no Espaço Anexo 2, o público terá contato com a exposição Uma Cor Atravessada, dos artistas da Associação dos Artistas Visuais da Região Oeste de SC (ADENTRO): Cristina Luviza Battiston, Diane Sbardelotto, Gina Zanini, Janaína Picolli, Juliano Zanotelli, Leonice Araldi, Luciano Guralski, Márcia Moreno, Mari Baldissera, Nicia Maria Costella, Sid Geremia, Sonia Loren e Tania Taiariol Stempkowski.

Com tema livre, seguindo a proposta de trocas e experimentações, a associação convidou o curador Fernando Lindote para dois encontros de três dias, com orientações individuais e coletivas. O resultado é apresentado nesta exposição, que já ocorreu em Blumenau, com diferentes linguagens, como desenho, fotografia, pintura, objeto, instalação e colagem.

Estes artistas já participaram de várias exposições individuais e coletivas, alguns com premiações em Salões de Arte, como também participações em coletivas internacionais.

AGENDE-SE

O QUÊ: abertura de três exposições nos anexos do Museu de Arte de Joinville (MAJ).
QUANDO: nesta terça-feira, às 19 horas. As exposições ficam abertas para visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas. Visitas monitoradas para grupos devem ser agendadas pelo fone: (47) 3433-4677.
ONDE: Anexos do Museu de Arte de Joinville, na rua Quinze de Novembro, 3363, América.
QUANTO: entrada gratuita.

A NOTÍCIA
Bruno Isidoro / Reprodução

Colagem "Uma Cor Atravessada", de Sid Geremia, está exposta no Anexo 2 do MAJ
Foto:  Bruno Isidoro  /  Reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.