Notícias

Itapema FM  | 19/05/2014 09h37min

Festival Nacional do Conto começa nesta segunda-feira em Florianópolis

Único evento dedicado ao gênero na América Latina terá como homenageado Sérgio Sant'Anna

Layse Ventura  |  layse.ventura@diario.com.br

Existem muitas maneiras de se contar uma história. Até a década de 1970, o conto foi uma das mais populares para se criar personagens e narrar o imaginário brasileiro. Com os anos, ele cedeu espaço ao romance, que ganhou o gosto dos leitores e, por consequência, das editoras.

Para reconquistar o público e a relevância do gênero, Carlos Henrique Schroeder decidiu criar o Festival Nacional do Conto em Jaraguá do Sul, em 2010. Depois de duas edições, o evento migrou para a Capital no ano passado em busca de crescimento e consolidação no mercado nacional. Agora ele chega ao seu quarto ano com uma programação mais extensa — aumentando de cinco para sete dias e de 13 para 17 autores.

A lista de pessoas que participaram do festival nesses quatro anos inclui nomes de autores novatos e consagrados no mercado. Nesta edição, Sérgio Sant'Anna é homenageado e será responsável por abrir a programação com um bate-papo em torno de sua carreira e obra.

Com uma trajetória de 45 anos, que começou com o lançamento de O Sobrevivente, em 1969, ele acumula quatro prêmios Jabuti. No segundo semestre, se prepara para lançar seu 17º livro, com 21 contos inéditos, chamado O Homem-Mulher (Cia das Letras).

— Nunca tive problema para publicar meus livros de contos. De fato, o romance é mais querido pelos leitores. Então, logicamente, as editoras vão atrás. Mas o que vale mesmo para elas é o livro bom, seja de conto ou de romance — diz Sant'Anna.

Além dele, Schroeder destaca outros três contistas nacionais, cujas as existências já justificariam a realização do único festival dedicado ao gênero na América Latina: Dalton Trevisan, Rubem Fonseca e Luiz Vilela.

— Esses quatro nomes são uma escola literária. Só com eles consigo defender a ideia de que o conto é o gênero mais forte no Brasil, não o que mais vende nem o mais publicado, mas em termos qualitativos — explica.

A adesão do público interessado em discutir o conto foi considerada boa pelos organizadores. No ano passado a plateia completou os cem lugares disponíveis todos os dias, inclusive com visitantes do Rio de Janeiro e São Paulo. Quem não pôde comparecer, acompanhou a transmissão online pelo site do evento (festivalnacionaldoconto.com.br).

Além dos autores convidados  com destaque para Altair Martins, Daniel Pellizari, Cíntia Moscovich, Sérgio Medeiros, Noemi Jaffe e Péricles Prade (presidente da Academia Catarinense de Letras) — serão apresentados dois espetáculos e oferecida uma oficina literária com Sérgio Fantini, que já está com as inscrições encerradas.

O investimento no gênero literário é feito também na publicação de contos inéditos em plataformas digitais. Desde fevereiro, Schroeder coordena uma coleção chamada Formas Breves, em parceria com a editora e distribuidora e-galáxia. Eles lançam um conto por semana ao preço de R$ 1,99 e já conseguiram ficar na lista dos mais vendidos da Apple Store na categoria ficção.

Agende-se

O quê: 4º Festival Nacional do Conto
Quem: Sérgio Sant'Anna (homenageado) e outros 16 escritores
Quando: de hoje a domingo
Onde: Teatro Sesc Prainha (Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Mais informações: (48) 3229-2200
Programação completa e inscrições: festivalnacionaldoconto.com.br

DIÁRIO CATARINENSE
Bel Pedrosa / Divulgação

Escritor Sérgio Sant'Anna será homenageado pelo evento neste ano
Foto:  Bel Pedrosa  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.