Notícias

Itapema FM  | 09/05/2014 07h26min

Sistema de consulta online aumenta procura de livros em Florianópolis

Se a procura continuar no ritmo atual, a marca do ano passado será alcançada até setembro

Layse Ventura  |  layse.ventura@diario.com.br

Toda vez que surge uma nova tecnologia suas antecessoras sofrem com a ameaça do fim — com o livro não seria diferente. Porém, mesmo com a popularização de rádio, televisão, internet e tablets, as obras em papel continuam ocupando um espaço relevante na vida das pessoas. Neste contexto, as bibliotecas ainda funcionam como templos para guardar quilômetros de conhecimentos em diversas áreas.

Em Florianópolis a busca aumenta a cada ano na Biblioteca Pública do Estado (BPSC), localizada na Rua Tenente Silveira, no Centro da cidade. E a incorporação de um sistema de consulta online do acervo (sabio.biblioteca.sc.gov.br/sabio) garante que o crescimento será maior em 2014. Se a procura continuar no ritmo atual, a marca do ano passado será alcançada até setembro.

— Houve um aumento de empréstimos nos últimos anos principalmente depois da implantação desse sistema, que ocorreu em novembro de 2013. Antes as pessoas tinham que vir até aqui para pesquisar o acervo e muitas delas acabavam não fazendo isso por acreditar que ele era desatualizado — afirma Patrícia Karla Firmino, administradora do espaço.

No sistema constam aproximadamente 43,4 mil usuários, dos quais 5,3 mil estão com livros emprestados. Para se cadastrar é preciso ir até o local portando documento de identidade, CPF, comprovante de residência (água, luz, telefone) e uma foto 2x2 ou 3x4. Menores de 16 anos precisam de autorização de pais ou responsável. É possível emprestar até dois livros por um prazo de 15 dias, que pode ser renovado por mais 15 (com exceção daqueles indicados para concursos, vestibulares e didáticos).

Por mês, cerca de 3 mil circulam pela BPSC procurando por títulos de literatura (45%), didáticos (44%), vestibular (6%) e infantis (5%), de acordo com dados de 2011 até o momento. Para renovar o acervo, o Governo do Estado investe uma média de R$ 50 mil por ano, incluindo nesse montante cerca de 40 exemplares de cada obra selecionada para as provas dos vestibulares da UFSC e da Udesc.

Leia mais:

 Projetos de incentivo à leitura aumentam procura de livros nas bibliotecas públicas de Blumenau, Florianópolis e Joinville

JORNAL DE SANTA CATARINA
Daniel Conzi / Agencia RBS

Sistema de consulta online do acervo aumentou a procura na Biblioteca Pública do Estado
Foto:  Daniel Conzi  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.