Notícias

Itapema FM  | 29/04/2014 05h02min

Mostra revela o melhor do design em Santa Catarina

Index 2014 começa nesta terça-feira no Mesc, em Florianópolis

Janaina Cavalli  |  janaina.cavalli@diario.com.br

O Estado abriu os olhos para a importância do design. Desde o anúncio oficial, no ano passado, de que Santa Catarina sediaria a Bienal Brasileira de Design, em 2015, diferentes ações sobre o tema motivaram empresários e consumidores a mergulhar no universo criativo. Uma dessas iniciativas é a Index, exposição itinerante dos melhores exemplos catarinenses de uso do design na indústria.

A segunda edição da Index começa nesta terça-feira (29), às 19h, em Florianópolis, no Museu da Escola Catarinense (Mesc). Depois de encerrada a temporada na Capital, no dia 18 de maio, a mostra percorrerá sete cidades até outubro: Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú, São José, Lages, Criciúma e Chapecó.

Segundo a coordenadora da Bienal Brasileira de Design 2015, Roselie Lemos, o evento, que é um esquenta para a exposição nacional do ano que vem, vai mostrar produtos catarinenses em que o design é reflexo de inovação e da necessidade do consumidor.

Entre 30 empresas catarinenses inscritas, foram selecionadas 16, que apresentarão 41 itens. Respeitando a diversidade de setores industriais no Estado, a organização escolheu para a mostra desde lançamentos do setor moveleiro, como Butzke, Movelaria Boá e Meu Móvel de Madeira, até cases de tecnologia, como a rede social corporativa da Audaces.

Segundo a coordenadora da Bienal Brasileira de Design 2015, Roselie Lemos, esta edição da Index permite que o público interaja com os itens expostos, diferentemente da mostra no ano passado, em que os produtos ficavam sob uma redoma.

Para Roselie, uma das empresas da exposição que melhor resume o uso do design na inovação é a Wheeled Surf, de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Fundada em 2012, a empresa vai apresentar dois de seus modelos de bicicletas inspiradas no formato da moto Harley Davidson.

— Resolvemos trazer para a bicicleta primeiro o gosto pessoal pelas motos e, depois, a ideia de que andar de bike não está só relacionado à saúde ou a transporte, mas também ao prazer — explica a sócia Taina de Almeida Silva, de 28 anos.

Outro diferencial das bicicletas da Wheeled Surf é a possibilidade de motorizá-las. Se o cliente preferir, já pode sair da loja com a bike equipada com um motor elétrico. A empresa produz hoje cerca de 27 bicicletas ao mês.

Natalino Uggioni, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) e especialista em inovação, afirma que iniciativas como a Index mostram aos empresários a importância do design no começo do processo de inovação para aumentar a competitividade.

— O design é toda a concepção do produto. Ele não pode estar no final do desenvolvimento do produto, dando apenas uma roupagem, mas precisa estar no começo no processo. O iPhone é um exemplo de como a concepção de um produto pode partir do design — observa.

Exemplos catarinenses

BANQUETAS E POLTRONA TAK

BIKE WS1 CUSTOM

LINHA DUO+

 


 TECIDO JACQUARD EXCLUSIVO

 

Saiba mais
O quê:
2ª Exposição Index SC
Quando: 29 de abril a 18 de maio, das 13h às 19h de segunda a sexta; das 11h às 18h nos sábados, domingos e feriados
Onde: Museu da Escola Catarinense, Rua Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis
Quanto: Gratuito

DIÁRIO CATARINENSE
index/ divulgação / index/ divulgação

Bicicleta da Wheeled Sur, de Praia Grande, é inspirada em modelos antigos da lendária Harley Davidson
Foto:  index/ divulgação  /  index/ divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.