Notícias

Itapema FM  | 25/04/2014 13h52min

Grupo de dança alemão Cie. Toula Limnaios abre Bienal de Dança 2014 de Florianópolis

Companhia de Berlim apresenta o espetáculo "Anderland" nesta terça-feira, dia 29, no Teatro Pedro Ivo

Desde 2005 em destaque como representante da cena alemã de dança contemporânea, a Cie.Toula Limnaios abre a 2º edição da Bienal de Dança de Florianópolis com a coreografia Anderland, às 20h do dia 29 de abril - Dia Internacional da Dança -, no Teatro Pedro Ivo. O espetáculo é um ensaio sobre a busca da felicidade e o véu da melancolia. Além da apresentação artística, o grupo ministra um workshop e uma videopalestra.

Anderland é elaborado com imensas cortinas de plástico e quilos de jornal ao vento, que criam o ambiente de um mundo paralelo. Em um espaço caótico, os personagens incorporam a sensação de fugacidade do tempo, o desejo vão de enraizamento e a melancolia que recobre a busca por felicidade. Confira a coreografia, clicando neste link. A turnê da Cie. Toula Limnaios integra a comemoração do Ano da Alemanha do Brasil. A companhia faz de 60 a 70 apresentações por ano pelo mundo. Com estruturas flexíveis e esguias, o grupo tem um repertório de 34 obras completas. Foi fundada em 1996 pela coreógrafa e intérprete Toula Limnaios e pelo compositor Ralf R.Ollertz. Premiada, desde 2004 a companhia é patrocinada pelo Estado de Berlim. Toda programação do evento é gratuita, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

A Bienal de Dança de Florianópolis chega à segunda edição com uma proposta de continuidade. Conforme a curadora Marta Cesar, o projeto consiste em manter Florianópolis na rota dos espetáculos de referência no mundo da dança moderna e contemporânea. "A intenção é trazer para a cidade um pouco da diversidade do que se produz hoje em outros países, consolidando um calendário para a dança na capital", avalia. A segunda semana do evento começa no dia 6 de maio na Fundação Cultural Badesc, com uma abordagem de A Sagração da Primavera, de 1913 - um marco na arte, tanto pela música de Stravinsky quanto pela coreografia de Nijinsky. Na dança, o espetáculo inaugurou uma série de transformações coreográficas. Às 15h, haverá uma videopalestra sobre o assunto com a professora Vera Torres; e, às 17 horas, exibição do vídeo A Sagração da Primavera, na versão de Pina Bausch e Pit Weyrich. À noite, às 20h, a Bienal transfere-se para o Teatro Ademir Rosa, no CIC, com o premiado Grupo Cena 11. Dirigido há mais de 20 anos por Alejandro Ahmed, o grupo tem incansável potencial para reiventar-se, discutir e propor novas maneiras de coreografar. No palco, o grupo dança Carta de Amor ao Inimigo, uma proposição sobre a interdependência entre os opostos a partir da relação entre corpos.
 
Na quarta-feira, 7 de maio, às 20h, no Teatro Pedro Ivo, a Quasar Cia. de Dança, de Goiânia, apresenta No Singular. A coreografia de Henrique Rodovalho provoca uma reflexão sobre a velocidade e a simultaneidade da informação no mundo contemporâneo. A quinta-feira, 8 de maio, começa cedo, com Girassóis, da Cie Druw, de São Paulo, com sessões às 9h30 e 14h30 no Teatro Álvaro de Carvalho. Indicada para o público infanto-juvenil e com direção, concepção e roteiro de Miriam Druwe, a montagem retrata de forma poética o universo criativo do pintor Vincent van Gogh (1853-1890). O encerramento ocorre à noite, às 20 horas, no Teatro Ademir Rosa, com A Sagração da Primavera, interpretada pelo Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. A composição musical de Igor Stravinsky com coreografia de Olga Roriz ainda provoca surpresa ao primeiro contato, pela riqueza harmônica e a densidade dos ritmos.

Confira abaixo a programação completa. Todo o evento tem entrada gratuita.


29 de abril, terça-feira, às 20h
Teatro Pedro Ivo Campos
Abertura
Anderland, com a Cie. Toula Limnaios (Alemanha)
Duração: 1h10min

30 de abril, quarta-feira, às 20h
Casa das Máquinas - Lagoa
Videopalestra: Demonstrações de Leitura, com a Cie. Toula Limnaios
Tema: Modo de trabalho do grupo, a dança contemporânea na Alemanha, composição coreográfica e composição musical
Duração: 2h

6 de maio, terça-feira, às 15h
Fundação Cultural Badesc
Videopalestra: 101 anos de Sagração Da Primavera, com a professora Dra. Vera Torres (CDS/UFSC)
Duração: 1h

6 de maio, terça-feira, às 17h
Fundação Cultural Badesc
Exibição do vídeo com a coreografia Le Sacre du Printemps – Frühlingsopfer
De Pina Bausch e Pit Weyrich - Cores, 1978
Duração: 36min

6 de maio, terça-feira, às 20h
Teatro Ademir Rosa
Carta de Amor ao Inimigo, com o Grupo Cena 11 (Florianópolis)
Direção artística e coreografia: Alejandro Ahmed
Duração: 1h10min

7 de maio, quarta-feira, às 20h
Teatro Pedro Ivo Campos
No Singular, com a Quasar Cia. de Dança (Goiânia)
Duração: 1h

8 de maio, quinta-feira, às 9h30 e 14h30
Teatro Álvaro de Carvalho
Girassóis, com a Cie Druw (São Paulo)
Direção, concepção e roteiro: Miriam Druwe
Duração: 1h
 
8 de maio, quinta-feira, às 20h
Teatro Ademir Rosa
A Sagração da Primavera, com o Balé Teatro Guaíra (Curitiba)
Composição musical de Igor Stravinsky com coreografia de Olga Roriz
Duração: 40min

ITAPEMA FM
Anderland / Sabine Wenzel

A Cie.Toula Limnaios é, desde 2005, destaque como representante da cena alemã de dança contemporânea
Foto:  Anderland  /  Sabine Wenzel


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.