Notícias

Itapema FM  | 18/04/2014 16h21min

Coleções comportadas marcaram o Fashion Rio com uma forte inspiração europeia

Não faltou ousadia nas cores com tons fortes e aquarelados, além do preto e branco

Dagmara Spautz  |  dagmara.spautz@osoldiario.com.br

O Rio de Janeiro sempre foi o templo da moda praia. Mas a cidade que lançou para o mundo novidades tão ousadas quanto a asa delta e o biquíni cortininha, na década de 1990, viu surgir nas passarelas da última edição do Fashion Rio, que terminou no dia 12 de abril na Marina da Glória, coleções para o verão 2015 bastante comportadas para o padrão nacional. Há quem diga que se trata de uma europeização da faixa de areia. Mais parece uma tentativa de dar aos nossos biquínis uma dose extra de elegância.

Marcas como a Salinas apostaram em calcinhas menores combinadas a tops mais fechados, como os que são usados pelas jogadoras de vôlei de praia. Outras, como a Osklen Praia, levaram à passarela uma coleção retrô, com clara inspiração nos charmosos conjuntinhos dos anos 1950 e 1960.

Se faltou ousadia nas modelagens, porém, sobrou nas cores, que apareceram em todas as nuances – inclusive num rústico quase nude. Entre tons fortes e aquarelados, o preto e branco, destaque da última temporada, também surgiu forte na passarela.

A tendência dominante foram roupas de banho em tecidos nobres, que podem tranquilamente sair da praia ou da piscina para um restaurante ou até um compromisso mais formal. Veja o que mais combina com você, experimente e inspire-se.

Osklen Praia. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação

Comportadinho

Depois de tentativas frustradas de combinar as hot pants com o gosto das brasileiras nos últimos verões, elas voltaram. Foram unânimes na passarela, mas desta vez ganharam a companhia de camisas, pantalonas e tops estilo bustiê, mais estruturados, como os que fizeram sucesso na década de 1980. Tudo usado como conjunto, nas mesmas cores e estampas.

Lenny. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação

Rústico

Tecidos que fazem alusão ao rústico foram a grande novidade entre os tecidos escolhidos pelas marcas. Lycra com aparência de linho e ráfia tecnológica, que imita a trama feita com as fibras das palmeiras, apareceram em biquínis, hot pants e vestidos. O tema também deu as caras nas saídas de praia, em forma de camisas e saias.

Tryia. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação

Luz, cor e p&b

Amarelo, laranja e azul em diferentes tons dominaram as passarelas do Fashion Rio. As cores mais vivas aparecem especialmente nas estampas com inspiração tropical, que decoraram biquínis e maiôs. Nas listras, a predominância foi de cores fortes com preto. E a dobradinha preto e branco, que já foi sucesso no último verão, seguiu firme entre as tendências.

Salinas. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação

Esporte

A tendência de aproximar a moda do esporte voltou a aparecer nas coleções verão 2015. Na moda praia o ar esportivo apareceu especialmente em tops mais fechados, parecidos com os das jogadoras de vôlei de praia, e nas quase onipresentes telas. A padronagem, comum nas roupas de academia, surgiu em biquínis, vestidos e até na moda masculina.

Osklen Praia. Foto: Marcelo Soubhia/Agência Fotosite/Divulgação

Foco no olhar

Quer um upgrade nos acessórios de verão? Invista em óculos com lente redonda. A tendência, que já apareceu no último verão, ganhou força e ares de must have. Os óculos surgem mais pesados, com armações em acetato, especialmente no branco, e também em madeira - uma releitura dos modelos usados na década de 1970.

Patricia Viera. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação

Couro no calor

Foi-se há tempo a época em que couro era sinônimo de inverno. Mais uma vez ele vem com tudo no verão, agora com novas cores e formas. Apareceu em amarelo, verde-claro e azul, em saias, blusas e vestidos. Para ganhar leveza, vem com um tratamento que o deixa mais fininho e maleável. O couro também ganhou texturas e a companhia do tricô.

Cantão. Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação

Leveza

Vestidos longos e esvoaçantes, mais soltinhos e estampados, também deram a cara nas passarelas. Todos com tecidos fluidos como a seda e o algodão superfininho. O shape mais amplo e leve também apareceu em pantalonas cropped, que terminam no meio da canela. Estilosas, mas perigosas para as mais baixinhas, já que achatam a silhueta. Na dúvida, os vestidos são apostas certeiras.

A repórter viajou a convite da organização do Fashion Rio.

Ze Takahashi / FOTOSITE

A catarinense Aline Weber desfilou para a Salinas durante a semana de moda carioca
Foto:  Ze Takahashi  /  FOTOSITE


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.