Notícias

Itapema FM  | 17/04/2014 16h41min

Top 10: selecionamos os destaques da 22ª edição do Donna Fashion Iguatemi

Desfiles, palestras e badalação movimentaram Florianópolis entre os dias 8 e 10 de abril

Moda e comportamento não se desassociam. No Donna Fashion Iguatemi, realizado nos dias 8, 9 e 10 deste mês em Florianópolis, os temas formaram uma dupla imbatível. Com o celebrado retorno ao Piso G3 do Shopping Iguatemi, o evento contou com o desfile de 10 marcas - proporcionando um panorama de como vamos nos vestir nos próximos meses -, além de workshop de beleza e palestras. Selecionamos o top 10 desta 22ª edição do maior evento do gênero em Santa Catarina.


Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS

1 - 1990

A década voltou, afinal, a moda é cíclica. E depois do pop dos 80, a década que nos revelou Kurt Cobain retornou com força nas últimas passarelas mundo afora. O xadrez, usado pelos roqueiros vindos de Seattle, está em alta há alguns anos. É uma das tendências mais fortes, assim como o animal print. Nas passarelas do DFI, o jeans total também deu as caras, assim como o minimalismo em contraponto ao excesso de estampas do verão. É o espírito libertino da música em peças para encarar o frio.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Agência RBS

2 - VERMELHO

Nenhuma cor apareceu tanto na passarela quanto o vermelho. Sozinho ou em composições, principalmente com o preto - que também tomou de volta seu espaço no guarda-roupa -, reinou absoluto. Variações como o bordô também terão espaço nas ruas, inclusive na beleza com bocas sensualíssimas. Outra referência dos anos 1990, as calças vermelhas masculinas retornam para dar um frescor ao quase sempre monótono figurino dos rapazes. Segundo os caçadores de tendências, até mesmo os automóveis deixarão o branco e o prata de lado em 2014.


Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS

3 - GLAM ROCK

Mais uma tendência que faz referência à década do grunge. Na moda, ela pode ser vista em couro, animal print, camisetas com estampas vintage, spikes, correntes e outros acessórios de atitude. O couro, aliás, garante espaço em jaquetas, calças (peça-desejo) e vestidos, por exemplo, transformando os looks noturnos. Adequar-se ao glam também permite abusar do brilho e das penas (elas também voltaram).


Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS

4 - PALESTRAS 

A cereja do bolo foram as palestras nos três dias do evento. Para começar, a coach Vanessa Tobias emocionou a plateia falando sobre a importância da moda nos "personagens" que vivemos diariamente. No segundo dia, com a lotação máxima da sala de desfiles - uma hora antes do início uma fila se formou na porta do lounge -, o estilista Ronaldo Fraga contou sobre seu processo criativo, além de revelar detalhes de como funcionam as viagens pelos cantos mais longínquos do país. De colunista para colunista, Viviane Bevilacqua bate um papo com Martha Medeiros no encerramento do ciclo de palestras. Martha, como boa contadora de histórias que é, fez o público pensar sobre as vantagens de simplificar a vida.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Agência RBS


Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS

5 - SOLANGE WILVERT E FELIPE HÜLSE

Ela foi descoberta quando saia do colégio na pacata Antônio Carlos e, no próximo mês, comemora 10 anos de carreira. Solange Wilvert, quem diria, fez sua estreia no evento deslizando suave pela passarela da M.Officer. Com capas de Vogue mundo afora e campanhas para Gucci e Yves Saint Laurent no currículo, é uma das modelos catarinenses mais bem sucedidas. Felipe Hülse, típico garoto de praia de Floripa e estrela do desfile da Spirito Santo, também tem uma carreira de respeito. Queridinho do fotógrafo peruano Mario Testino, responsável por clicar quem importa no mundo das celebridades internacionais, o moreno já estampou campanhas da Valentino, Campari, Iguatemi, Daslu e C&A, entre outras. Ele acaba de estrear nos cinemas na comédia S.O.S - Mulheres ao Mar, ao lado de Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini.


Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS

6 - FERNANDO TORQUATTO

A simpatia e o physique du rôle de Fernando Torquatto deixaram os convidados do workshop de O Boticário encantados. Na abertura do evento, o maquiador e apresentador do programa Superbonita (GNT) comandou um workshop sobre o assunto e deu dicas preciosas para as mulheres. Depois da apresentação, posou para inúmeras selfies com as fãs e revelou em entrevista que considera as catarinenses discretas. "Deve ser o frio", comentou nos bastidores.

  Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS

7 - LOUNGE

Cenário para muitos encontros e bate-papos e para aquela esticada ao som da Itapema no final dos desfiles, o espaço mais badalado DFI recebeu, além de muita gente bonita, estrelas da música e da moda como Amy Winehouse, Twiggy, Karl Lagerfeld, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn. Cenograficamente, os ícones ilustraram o local concebido pelo publicitário Alisson Barcelos, trazendo para a entrada do evento um pouco dos bastidores de um evento de moda. Abajures e cadeiras criados pelo badalado designer francês Philippe Starck também serviram de cenário para celebrações. Todo mundo quis parar para um clique.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Agência RBS

8 - PAX

Inovando na trilha sonora com pocket show da banda Blame, a PAX apresentou um desfile editado de maneira primorosa. As produtoras Gabriela Tanuri e Carol Ramos, conhecidas no metiê pelo olhar antenado, fizeram escolhas certeiras nas composições. A multimarcas soube levar à passarela uma mistura roqueira cheia de atitude - não faltaram os característicos vestidos curtinhos e as saias. Pretinho nada básico.


Foto: Felipe Carneiro/Agência RBS

9 - SPIRITO SANTO

Há uma reclamação recorrente de que, nas semanas de moda, os desfiles masculinos fogem do figurino do dia a dia dos homens. Mesmo conceitual, eles destoam dos desejos do cliente. Estreante na passarela do Donna Fashion Iguatemi, a Spirito Santo fez uma apresentação focada no estilo de se vestir de quem enfrenta os dias gelados do Sul do país. Com um casting masculino encabeçado pelo modelo Felipe Hülse - o blazer vermelho de veludo que ele vestiu na abertura é hit desde sempre -, a marca mostrou combinações primorosas para diferentes compromissos da agenda. Destaque para os casacões com botões de madeira em composições com blusas de lã e calças chino.


Foto: José Luiz Somensi/Divulgação

10 - TRILHA SONORA

Responsável pela trilha do lounge, o DJ e produtor Thon Soriedem, da Itapema FM, a rádio oficial do evento, levou ao espaço um interessante mix entre novidades que muita gente ainda não ouviu com versões deliciosas de clássicos. O repertório foi recheado de lounge, jazz, nu jazz, soul e indie, entre outros estilos. Elegância sonora que combinou perfeitamente com moda e comportamento, duas vertentes desta edição.

Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Sala de desfiles e palestras ficou lotada nos três do maior evento do gênero no Estado
Foto:  Ricardo Wolffenbüttel  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.