Notícias

Itapema FM  | 07/04/2014 11h55min

Escultor Pita Camargo celebra 30 anos de carreira no Masc

Mostra "Vinte Seis - Menos Um" abre nesta quarta-feira, dia 9 de abril

Diante da escassez de escultores no panorama de arte de Santa Catarina, o fato de Pita Camargo alcançar três décadas de trabalho dedicadas ao mistério da pedra é motivo para uma grande celebração. A mostra Vinte Seis - Menos Um chega ao Museu de Arte de Santa Catarina no dia 9 de abril, depois de encantar os visitantes em Blumenau e Criciúma. Composta por 26 esculturas em mármore e granito, a exposição abre às 19h30 com dois trabalhos, um mármore e um granito, expostos na entrada do Centro Integrado de Cultura, e o restante na sala expositiva. A mostra na ganha curadoria e texto de João Otávio Neves Filho, o Janga, que destaca o amadurecimento da produção do artista nascido em Blumenau em 1966. Para o crítico de arte e curador, são "perceptíveis na atualidade a conquista de uma maior síntese formal, despojamento de detalhes não essenciais e aprofundamento da compreensão da dinâmica interna genuína da arte escultórica."

Inserida no projeto Obra e Tempo/Pita Camargo, a mostra no Masc encerra um circuito realizado em três etapas. A primeira ocorreu no final de 2013, em Blumenau; a segunda em Criciúma no último mês; e a terceira no Museu de Arte de Santa Catarina. Pita apresenta uma produção que segue com uma reflexão sobre a arte e o tempo, um tema caro em sua trajetória. As potencialidades da matéria, o mármore e o granito, exigem olhar apurado e extrema habilidade, além do emprego de ferramentas eficazes. No trabalho da lapidação, além da busca do valor formal, o artista discute questões como o movimento, o vazio, a pele, a negação, a vida - seu valor e sua preservação.

Sempre interessado em arte-educação, o artista realiza uma "conversa de artista" e uma oficina. "Fonte de desenvolvimento humano, por trabalhar o sensível, a criatividade, a emoção, a arte traz registros, memória em torno de identidade coletiva, aspectos de socialização e de lazer, transforma as pessoas, desperta potencialidades e percepções individuais", diz Pita Camargo, que insere no projeto expositivo a ação educativa, a oficina Iniciação Sobre Técnicas de Moldes Para Escultura/Cera Perdida. Frequentemente envolvido com encontros e palestras, ele aprecia partilhar conhecimentos, discutir sobre o papel social da arte com um enfoque específico sobre estética, escultura e processos criativos.


Serviço

Mostra Vinte Seis - Menos Um, de Pita Camargo
Quando: De 9 de abril a 25 de maio; sempre de terça a sábado, das 10h às 20h30, e domingos e feriados, das 10h às 19h30
Onde: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC (telefone 3664-2629)
Entrada gratuita

Conversa de Artista com Pita Camargo
Quando: Dia 9 de abril, às 18h
Onde: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC (telefone 3664-2629)
Entrada gratuita

Oficina Iniciação Sobre Técnicas de Moldes para Escultura/Cera Perdida
Quando: Dia 14 de maio, das 14h às 17h
Onde: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis/SC (telefone 3664-2629)
Entrada gratuta

Mais informações no site oficial do escultor: http://escultorpitacamargo.blogspot.com.br

ITAPEMA FM
Pita Camargo / Divulgação

A mostra é composta por 26 esculturas em mármore e granito
Foto:  Pita Camargo  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.