Notícias

Itapema FM  | 01/04/2014 22h12min

Hotéis investem em serviços de nicho para ganhar novos hóspedes

Gastronomia para quem tem restrições alimentares e hospedagem para pets estão na lista

Janaina Cavalli  |  janaina.cavalli@diario.com.br

Para receber melhor e, por que não, cativar novos clientes, os hotéis de Santa Catarina estão se adaptando às tendências de comportamento da sociedade brasileira. Há desde mudanças para receber hóspedes com animais de estimação até gastronomia para quem tem restrições alimentares. Outra adaptação, que já é considerada obrigatória, é alinhar a rotina do hotel a práticas sustentáveis.

Sustentabilidade, inclusive, é o tema do 28° Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), que começa hoje e vai até sexta-feira no Centrosul, em Florianópolis. João Eduardo M. Neto, diretor comercial da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SC), promotora do evento, afirma que práticas ecológicas rendem aos hotéis até dedução do imposto de renda. 

— Existem selos ambientais, como os do Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA) que garantem uma dedução de até 8% no Imposto de Renda. Isto significa que mudanças como trocar os condicionadores de ar por mais econômicos ou lâmpadas incandescentes por frias podem sair de graça para o empresário — diz.

O setor hoteleiro tem se adaptado também a outras demandas como o apego aos animais de estimação. No Majestic, em Florianópolis, hóspedes com pets são bem-vindos há pelo menos dois anos. Segundo o gerente comercial Angelo Toppan, o hotel só não recebia animais antes em função dos carpetes. Depois do investimento em um piso emborrachado, o hotel  chegou a ganhar novos clientes. O Majestic também passou a adaptar o cardápio à necessidades dos hóspedes com restrições alimentares, como a intolerância à lactose e ao glúten. 

Outra mudança de postura do hotel foi em relação ao público homoafetivo, que visita Florianópolis com frequência. O gerente conta que em 2009 o hotel hospedou um evento da Gay an Lesbian Tennis Alliance (GLTA), associação internacional que reúne homossexuais em torno da prática do tênis. O Majestic acabou se tornando um filiado da associação.

Copa do Mundo terá impacto positivo para o turismo em SC, diz ministro

A Copa do Mundo e as Olímpiadas também mexeram com os padrões do setor hoteleiro. O gerente comercial da ABIH afirma que nunca uma capacitação gratuita de profissionais do ramo, como a que vem sido oferecida em parceria com o Pronatec, do governo federal, teve tanta adesão de funcionários. Neto entende que o motivo é a preparação para os eventos esportivos.

O Costão do Santinho, que desde a sua criação procura se adaptar às correntes de comportamento atuais, como enfatiza o presidente Fernando Marcondes de Mattos, deve reverter o baixo movimento das semanas de Copa, promovendo eventos em torno do campeonato, com telões à disposição dos hóspedes.

Estrangeiras têm planos de abrir unidades no Estado

Santa Catarina está na mira de bandeiras internacionais da rede hoteleira que tem interesse em abrir unidades no Estado.  Segundo informações do mercado, pelo menos há quatro projetos em andamento, um deles com foco na Serra catarinense.

De acordo com João Eduardo Amaral Moritz, presidente do Conselho Deliberativo da ABIH/SC, enquanto a topografia do Litoral impõe uma dificuldade jurídica para a instalação de grandes hotéis de bandeiras internacionais, a região serrana, por seus atrativos e facilidade de construção, tem atraído o interesse destas redes.

De acordo com ele, um hotel estrangeiro está planejando abrir uma unidade entre as cidades de Urubici e São Joaquim, onde também deve cultivar uva.

Segundo Moritz, nos últimos cinco anos a cidade Uribuci registrou um aumento de 11 para 36 pousadas. E não é só o clima frio que atrai os turistas, mas também o fortalecimento das vinícolas e da produção de frutas na região.

O presidente do Convention & Visitors Bureau da Serra, Pedro Paulo Goulart, lembra que, segundo um levantamento da Santur, os três maiores atrativos da região são a Serra do Rio do Rastro, a Epagri — que recebe pesquisadores e estudantes — e a vinícola Villa Francioni. A lista de atrativos, ele observa, demonstra que a Serra não pode ser resumida pelo clima frio.
    

Daniel Conzi / Agencia RBS

Hotel Majestic investe em adequações para atender exigências dos hóspedes
Foto:  Daniel Conzi  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.