Notícias

Itapema FM  | 31/03/2014 09h39min

Artista plástica Flávia Tronca é convidada para expor em São Paulo

Enquanto acontece a SP-Arte, uma feira internacional de galerias, salas da capital paulista aproveitam o momento para abrir exposições

Atualizada em 01/04/2014 às 12h58min Layse Ventura  |  layse.ventura@diario.com.br

Na quinta-feira começa a SP-Arte, a maior feira de galerias do Hemisfério Sul. Paralelamente ao evento principal, que ocorre no Parque Ibirapuera, as salas da cidade aproveitam o momento para inaugurar novas exposições. Nesse circuito está a artista plástica de Florianópolis Flávia Tronca, que foi convidada para exibir seu mais novo trabalho, Quase Nada, na Aliança Francesa de São Paulo.

— A SP-Arte é como se fosse uma bienal, mas em vez de experimentais, são trabalhos contemporâneos. O que existe de última novidade na arte vai estar lá — explica Flávia.

A mostra individual Quase Nada é resultado de um trabalho de pesquisa com cores e luzes que a artista desenvolve em grandes telas em seu ateliê. A tinta é a acrílica, mas a técnica foi aprimorada por ela mesma, utilizando como base a pintura automotiva.

— São apenas triângulos, mas juntos causam essa sinergia. E a forma que se apresentam para o espectador só pode acontecer com essa técnica, que é muito contida e feita pedacinho por pedacinho — diz.

Cada uma dessas formas geométricas se integra a um total abstrato. A interpretação não é instantânea, e sim um processo de sensações e pensamentos que se consolidam neste diálogo entre o subjetivo do espectador e da artista. As singelas figuras, assim, se tornam uma isca para esse passeio estético entre sete cenários de 1,5m por 1,5m, que estarão na capital paulista entre os dias 2 e 17 de abril.


Foto: Reprodução

No quadro Água Portátil, por exemplo, ela combina três técnicas. Primeiramente entra uma mistura de pó de fósforo para adicionar luminescência no trabalho final. Depois uma camada de tinta é aplicada com a técnica adaptada da pintura automotiva. Por fim, silicone é adicionado para dar textura à tela.

Após a passagem por São Paulo, Flávia Tronca traz a Florianópolis sua exposição CORADJETIVA, que entrará em cartaz a partir do fim do mês de maio, na Fundação Cultural Badesc.

Agende-se
O quê:
exposição Quase Nada, de Flávia Tronca
Quando: de 2 a 17 de abril. De segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, das 9h às 12h
Onde: Aliança Francesa (Alameda Ministro Rocha Azevedo, 419, Jardim Paulista, São Paulo)
Quanto: gratuito
Informações: www.sp-arte.com

DIÁRIO CATARINENSE
Jessé Giotti / Agencia RBS

Flávia Tronca leva à capital paulista sete obras que compõem a mostra Quase Nada
Foto:  Jessé Giotti  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.